Setur-AL recolhe documentos para classificação turística
[Por Hôtelier News, 06/06/2012]
A Setur-AL (Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas) deu início ao recolhimento de documentos referentes aos critérios de classificação turística de seus municípios, previstos na Cartilha do Programa de Regionalização em Alagoas. Assim, a ideia é obterem um posicionamento frente à atividade e ao apoio no fortalecimento das instâncias regionais.
A documentação de Maragogi foi a primeira a ser entregue. A cidade é o segundo polo turístico do Estado. Os demais locais deverão entregar os papéis até o próximo dia 14.
“Os municípios que não entregarem serão automaticamente classificados na escala de competitividade e índice de atração turística em estágio de desenvolvimento”, explica Raquel Tenório, secretária adjunta do Turismo.
As evidências geradas pelos municípios que apresentarem os documentos classificarão os mesmos em desenvolvido para o turismo regional, nacional ou internacional.
Com base nesta ação, o governo alagoano pretende direcionar melhor os esforços para o desenvolvimento do setor para que os estabelecimentos estejam prontos para receber os turistas de acordo com seus atrativos.
A Cartilha do Programa de Regionalização, criada pela Setur-AL em 2011, com base nas Diretrizes do Plano Nacional de Turismo, tem como objetivos fortalecer a cultura da cooperação entre os atores envolvidos nas bases regionais, a descentralização da gestão de forma compartilhada com as instâncias municipais e regionais do trade e estimular o ordenamento turístico no Estado.
O material foi entregue a todos os 102 municípios de Alagoas em ações iniciadas em dezembro passado e reforçadas no início deste ano.