Resultados do Índice de Competitividade 2011 chegam aos municípios

[Por Ministério do Turismo, 25/06/2012]
Os municípios que integram os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional receberam nesta semana, via email, em formato digital, o resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2011. O indicador, criado em 2008 pelo Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia anualmente o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e 38 municípios turísticos em 13 dimensões.
O Relatório Brasil 2011 foi feito a partir de uma pesquisa de campo e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As dimensões avaliadas são: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ele traz, ainda, um comparativo com os anos anteriores. O Ministério do Turismo enviará também o relatório analítico com informações de cada destino indutor, notas e análises de sua evolução ou involução.
As notas do Brasil, das capitais e não capitais, como um todo, são divulgadas sem restrições. No entanto, as notas individuais são conhecidas somente pelo próprio município, que é a parte interessada em melhorar seu desempenho nos itens avaliados pelo estudo.
O lançamento oficial do Relatório Brasil 2011 aconteceu no dia 13 de junho em Foz do Iguaçu (PR), com representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae. Eles apresentaram os resultados durante a 3º Reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos Indutores (Anseditur), atividade paralela ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.
A versão impressa dos relatórios, bem como um encarte com os resultados individuais de cada destino, será enviada a cada município, na próxima semana, por via postal.
Link para baixar o Relatório Brasil 2011: http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/00estudos_indutores.html