Previsto para 2013, WTM-LA discutirá turismo responsável

[Por Hôtelier News, 18/06/2012]
Anunciado no último mês de novembro, em São Paulo, o World Travel Market Latin America já tem parte de suas discussões definidas. Durante o evento, que acontece em abril do próximo ano, será apresentado o Programa de Turismo Responsável Mundial, iniciativa que conta com a curadoria de Harold Goodwin, professor de Gerenciamento do Turismo Responsável da Leeds Metropolitan University, na Inglaterra.
“Eventos esportivos proporcionam aos destinos a oportunidade de mostrar suas culturas e seus meio ambientes, além de serem vantajosos comercialmente, porém eles precisam garantir o legado da sustentabilidade”, afirma o especialista. O Programa de Turismo Responsável Mundial incluirá ainda sessões sobre a contribuição das certificações na criação do turismo sustentável e um case sobre os hotéis verdes.
“Frequentemente dizem que as florestas latino-americanas são a principal fonte para o turismo e realmente já existem alguns conhecidos e rentáveis negócios nesta área, mas será que existe espaço para criar oportunidades de turismo de massa nestes locais?”, questiona Goodwin. Segundo dados da OMT (Organização Mundial do Turismo), em 2011, a chegada de turistas à América Latina aumentou 10% em relação ao ano anterior.
“O posicionamento da América Latina como o destino de maior crescimento turístico acarreta uma enorme responsabilidade”, afirma Richard Mortimore, diretor Geral da Reed Travel Exhibitions.