FISPAL 2012: ABIH-SP e ABNT assinam selo de acessibilidade

[Por Hôtelier News, 26/06/2012]
Foi lançado nesta terça-feira (26), durante a 3ª Fispal Hotel, (Feira de Negócios para o setor hoteleiro), que teve início ontem (25) e vai até a próxima quinta-feira (28), em São Paulo, o Selo de Acessibilidade e Inclusão para a Hotelaria e Turismo. A iniciativa é fruto da parceria entre a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem como objetivo tornar a hotelaria paulista adaptada e informada sobre a questão da acessibilidade.
Segundo Edison Passafaro, coordenador de mobilidade e inclusão da ABIH-SP, o programa compreende diversas etapas e todas devem ser rigorosamente cumpridas para que o empreendimento receba o selo.
Ele conta que primeiramente serão realizadas pesquisas junto aos meios de hospedagem para a geração de um banco de dados que reunirá as informações básicas para finalizar e distribuir um guia de adequação física e operacional dos empreendimentos de acordo com as normas da ABNT.
Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.
A última etapa do programa prevê vistorias in loco para avaliar as adaptações realizadas na parte estrutural dos empreendimentos. Os colaboradores também serão avaliados com a finalidade de que eles tenham sido devidamente treinados para receber hóspedes portadores de necessidade especiais.
A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.
Além de emitir qualificações, para Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, o lançamento deverá gerar parcerias com fornecedores do trade turístico.
A Fispal Hotel é realizada simultaneamente à Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), à Fispal Café (Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro), à TecnoSorvetes (9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional) e ao Sial Brazil (Salão Internacional de Alimentação para a América Latina).