Festa italiana de Santa Catarina quer reunir mais de 30 mil pessoas

[Por Brasilturis, 17/06/2012]
Diretamente da Itália, Luciano Bruno e Mafalda Minnozzi participam da Festitália, de Blumenau, este ano. A programação diária contempla culinária, música, dança e cantos típicos da cultura italiana.
A carta de vinhos recebe os produtos da tradicional Vinícola San Michele, de Rodeio, e da Decanter Vinhos Finos, com vinhos importados e nacionais. A San Michele traz para a festa o vinho tinto seco fino comemorativo aos 20 anos da vinícola e feito com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese, combinação típica da região de Toscana, na Itália.
Um dos ícones da cultura italiana, a gastronomia é um dos pontos altos da Festitália. Pratos ricos em aromas tradicionais vão garantir o festival culinário italiano. O Restaurante Caminetto, de Rodeio, é responsável por produzir o macarrão e a lasanha servidos na festa. Somente de macarrão, o restaurante prepara uma tonelada de massa grano duro. A Padaria Pão e Vinho será responsável pela mesa de antipasti.
“A Festitália se diferencia por ser uma festa voltada para a família. Não queremos perder essa marca”, resume o presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, Américo Odorizzi.
Os italianos fizeram história na região e deixaram muitas marcas na vida local. A identidade cultural está presente em diferentes aspectos cotidianos. Para Odorizzi, as principais heranças deixadas pelos colonizadores italianos são alegria, garra, o bom paladar e a forte religiosidade.