Bahia é o estado que mais atrai turistas no Nordeste, aponta Fipe

[Por Mercado e Eventos, 02/06/2012]
Segundo estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Bahia registrou um fluxo de 11 milhões de visitantes em 2011. O estado também foi o que mais atraiu turistas no Nordeste. Os números foram revelados na tarde desta sexta-feira (18), durante o I Salão Baiano do Turismo.
Segundo o relatório, 5,29 milhões de visitantes vêm de outros locais do Brasil, 558 mil são estrangeiros e outros 5,3 milhões são baianos viajando pelo próprio estado. Os principais mercados emissores são os estados de São Paulo (16,6%), Minas Gerais (7,4%) e Rio de Janeiro (4,9%). Entre os internacionais, destaque para a Argentina, que enviou mais de 100 mil visitantes para a Bahia em 2011, seguida por Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.
O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, disse que o resultado é fruto de um posicionamento adotado pela Bahiatursa em sua estratégia de promoção. “No mercado nacional, focamos São Paulo e Minas Gerais, por conta do fluxo, juntamente com a oferta de voos. Já em âmbito internacional, nos voltamos para o mercado sul-americano, em especial a Argentina, e também para os países que temos voos diretos: EUA, Espanha, Portugal, Itália e França”, disse.