Acessibilidade na Copa é tema de debate

[Por Mercado e Eventos, 12/06/2012]
A exatos dois anos da Copa do Mundo de 2014, especialistas debatem pela primeira vez os projetos de acessibilidade para o evento. o Copa for All acontece entre os dias 11 e 13 de junho, em São Paulo, e contará com a presença de arquitetos projetistas das arenas, especilistas em mobilidade urbana e aeroportos, profissionais da área jurídica e autoridades públicas e lideranças. A abertura oficial foi realizada na noite de hoje e contou com a apresentação do humorista Geraldo Magela – conhecido como Ceguinho – sobre a preparação do país para o mundial.
Na ocasião, José Roberto Bernasconi, presidente da Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), também falou ao público presente sobre a importância em se debater o tema. “A acessibilidade é um trabalho conjunto das cidades e sua população para a melhoria do meio urbano. É uma questão de civilidade e será o maior legado que a Copa poderá deixar para a população”, disse.
Segundo ele, os dois dias de debate serviram como um ponta pé inicial para a sensibilização da comunidade, da mídia e dos governos sobre o tema. “Com a Copa temos uma oportunidade ímpar de avançar muito nas questões de mobilidade”, declarou. Para ele, levantar a bandeira da acessibilidade para todos, sejam deficientes ou não (obesos, idosos, gestantes, entre outros), é “uma questão de respeito e democracia de oportunidade”, disse.
FIFA – As exigências feitas pela Fifa para realização da Copa no Brasil foram muitas, mas entre elas, não figura nenhuma regra ou requisito sobre o acesso aos estádios. para os participantes, isso é um assunto polêmico. “A Fifa recomenda que se tenha apoio a todas as pessoas com deficiência, mas não especifica, por exemplo, quantos assentos devem ser disponibilizados para esse público. Isso é muito controverso e precisa ser discutido antes do evento, durante a realização dos projetos”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *