6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável, em São Paulo

[Por Brasilturis, 12/06/2012]
A sexta Conferência Internacional sobre Turismo Responsável (RTD6), importante evento que acontecerá entre os dias 18 e 20 deste mês, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.
O RTD6 ocorre em paralelo à Rio + 20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – e o objetivo é promover uma reflexão sobre o que funciona ou não em termos de turismo sustentável, e gerar uma integração de diversas instituições para novas ações sobre o futuro do planeta na esfera social, ambiental e econômica.
Com organização dos Grupos de Pesquisa Turismo, Conhecimento e Inovação (TCI) da EACH-USP, pelo Brasil, e do International Centre for Responsible Tourism (ICTR), Leeds Metropolitan University, pela Inglaterra, a RTD6 contará com especialistas de várias partes do mundo. Eles explicarão os resultados alcançados nos últimos vinte anos neste segmento, em pesquisa inédita, ensinarão a medir o impacto do turismo como atividade econômica para erradicar a pobreza, falarão sobre o papel dos bancos de desenvolvimento, das Ongs e do setor privado, quem são os beneficiários dos projetos de turismo sustentável e apontarão o papel dos hotéis all inclusive e companhias de turismo marítimo para o desenvolvimento econômico nos destinos, entre outros.
Um dos organizadores do RTD6 no Brasil é Eduardo Sanovicz, professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e ex-presidente da Embratur, tendo sido responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Entre os palestrantes destacam-se Eugenio Yunis, vice-presidente da Fedetur Chile; Geoffrey Lipmann, assessor do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT); Harold Goodwin e Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio.
Informações: www.gtci.com.br/rtd6 .