Turismo gera 255 milhões de empregos indiretos, diz WTTC

[Por Hôtelier News, 21/05/2012]
A indústria de turismo vem sendo celebrada em todo o mundo como motriz de algumas economias nacionais. Para corroborar com essa crença, a WTTC (Conselho mundial de turismo e viagens) apontou que, em 2011, o setor foi responsável por mais 98 milhões de empregos diretos e 255 milhões indiretos, superando a indústria automotiva em todo o mundo.
O estudo, elaborado pela Oxford Economics, mostra ainda que o turismo gera US$ 2 trilhões em receita, sendo 2,8% do PIB (produto interno bruto) global. “Estes números são extremamente significativos. Por mais de 20 anos, o conselho vem pesquisando o setor, buscando localizá-lo dentro do contexto da economia mundial”, diz David Scowsill, presidente e CEO do WTTC.
“Isso mostra que é hora dos governos prestarem mais atenção nesta indústria, principalmente em épocas como esta, na qual se busca a recuperação de algumas economias nacionais e a criação de mais emprego. O turismo tem este poder”, completa.
Somente na Europa, o setor somou 10 milhões de empregos diretos. O estudo estima que o crescimento da oferta de trabalho nessa indústria deverá ser de 1,2% por ano.