Planejamento do MTur coloca País entre os três mais do turismo

[Por Hôtelier News, 02/05/2012]
O MTur (Ministério do Turismo) divulgou no início da semana o Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2012-2015 e o Plano de Ação para o exercício de 2012 no Diário Oficial da União. Segundo o órgão, as iniciativas e ações, indicadores de desempenho e metas do projeto foram estruturados de acordo com o PPA (Plano Plurianual da União) e intencionam, para os próximos dez anos, trazer para o Brasil a posição de uma das três maiores economias turísticas do mundo. Atualmente, o País está posicionado na sexta colocação.
Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho com foco no desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. Pontos como a geração de emprego e renda, com olhos para a preocupação com a inclusão social, redução das desigualdades regionais e preservação do meio ambiente estão na pauta.
“Desenvolvemos uma ferramenta de monitoramento que permite acompanhar o desempenho de cada uma das áreas estratégicas do Ministério. Trata-se de uma metodologia fundamental para a profissionalização da gestão da política pública”, garante Valdir Simão, secretário-executivo do MTur.
A execução das iniciativas e ações do programa será avaliada mensalmente pela Secretaria-Executiva por meio de um sistema eletrônico de monitoramento.
O debate sobre o planejamento estratégico teve início em dezembro de 2011, no evento FuTURo – Cuidando do Turismo do Brasil, que reuniu servidores do Ministério e do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *