MTur garante participação expressiva na Rio + 20

[Por Mercado e Eventos, 22/05/2012]
​O Ministério do Turismo confirmou a participação na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “A Rio + 20 está em linha com nosso papel em trabalhar o turismo de maneira sustentável. Isso é válido tanto na vertente econômica, gerando emprego e renda; na vertente social fomentando a inclusão quanto na defesa do meio ambiente. Para o Brasil é uma oportunidade excepcional sediar um evento que se baseia em sustentabilidade. Diminuímos as queimadas e a destruição de florestas. Somos um dos países que mais avançou nesse conceito”, explicou Gastão Vieira, ministro do turismo, em entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS.
A Rio + 20 acontece entre os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Uma conferência desse porte, segundo Vieira, garante ao país aspectos políticos e negociações importantes. “Participaremos de debates em parceria com a Organização Mundial de Turismo. No dia 19 abriremos o evento “Inovação Verde” em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio, o Sesc e Senac. Discutiremos o conceito de inovação verde e quais os obstáculos que devem ser superados. Também vamos apresentar as melhores práticas setoriais”, adiantou o ministro. Já no dia 20 de junho, o Mtur estará presentes no painel sobre o desenvolvimento sustentável do turismo. A OMT e a ONU apresentam suas contribuições para os países cumprirem essa missão. “No caso do Brasil, o Mtur conta com o apoio integrar da presidenta Dilma Rousseff para posicionar o turismo brasileiro nesse patamar de sustentabilidade”, reforçou Gastão Vieira.
O Mtur, por meio da Embratur, inclusive, levará um grupo de jornalistas estrangeiros para conhecer o case da Fundação Norberto Odebrecht, no sul da Bahia, e que desenvolve um modelo de manejo sustentável. Além disso, a entidade terá estandes promocionais na área aberta ao público final – ele será instalada no Píer Mauá – e no espaço dedicado aos chefes de Estado. “Vamos ainda lançar um livro contando um pouco sobre os destinos turísticos brasileiros e teremos recepcionistas no aeroporto internacional do Rio de Janeiro e nos Centros de Informação Turística espalhados péla cidade”, antecipou. O Ministro ressaltou ainda o alto nível de profissionalismo dos hotéis do Rio de Janeiro pelos novos acordos nos preços das tarifas praticadas para os participantes internacionais da Rio + 20. “Agira teremos valores compatíveis com os oferecidos no mundo todo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *