IBGE: Hotéis são maioria dos meios de hospedagem no Brasil

[Por Hôtelier News, 30/05/2012]
Quase metade dos estabelecimentos de hospitalidade localizado nas regiões metropolitanas do Brasil são hotéis. De acordo com informações da PSH 2011 (Pesquisa de serviços de Hospedagem), em sua segunda edição, 46,9% dos empreendimentos inseridos no levantamento são classificados como hotéis.
Elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com o MTur (Ministério do Turismo), a pesquisa ainda mostra que os motéis aparecem em segundo lugar com 24,8%, e tem número superior ao somado pela pousadas, com 20,0%. Em seguida aparecem Apart-hotéis e flats (3,2%), pensões de hospedagem (2,7%), albergues turísticos (1,4%) e outros (1,0%).
De acordo com o levantamento, as regiões metropolitanas que têm a maior proporção de hotéis em relação a outros meios de hospedagem são Curitiba, onde estes correspondem a 55,9% da oferta, São Paulo, com 54,6%, e Rio de Janeiro, 52,5%.
Classificação de hotéis
No que diz respeito às categorias, 12,6% dos estabelecimentos são de luxo ou superior/muito confortável, com elevados padrões de conforto. No sentido oposto, 87,4% deles têm médio e baixo conforto/qualidade dos serviços, sendo 27,4% considerados turístico/médio conforto, 38,3% econômicos e 21,7% simples.
Mais números da pesquisa
O mesmo estudo PSH 2011 revelou ainda mais alguns dados sobre os meios de hospedagem no Brasil. Números sobre a predominância dos hotéis independentes no País, sobre a falta de quartos adaptados nos meios de hospedagem e a respeito da média de apartamentos por hotel nos empreendimentos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *