Sistema de Monitoramento garante maior transparência

[Ministério de Turismo, 17/04/2012]
Visão estratégica e gerencial, agilidade na obtenção de informações, transparência. São esses os elementos que compõem a mais nova ferramenta de gestão desenvolvida pelo Ministério do Turismo (MTur). Trata-se do Sistema de Monitoramento, que permitirá o acompanhamento online de todas as obras de infraestrutura turística realizadas pelo MTur por meio de convênios e contratos de repasse firmados com estados e municípios.
“Inauguramos uma nova etapa no relacionamento com instituições como as de controle interno, externo, com o Congresso Nacional. Uma fase marcada pela celeridade na obtenção de informações relacionadas às ações do ministério em todas as regiões do país. A transparência tem papel de destaque”, ressalta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O sistema, ainda em fase de testes, oferece um registro das obras executadas com recursos do Ministério do Turismo e gerenciadas pela Caixa Econômica Federal. São informações como a localização, o início da intervenção, seu prazo de execução, o volume de recursos liberados e a situação da obra no momento da consulta.
O impacto social de cada obra é outra informação que estará disponível, tanto para os parlamentares como para qualquer cidadão interessado. O sistema de monitoramento apresenta um retrato do município no qual a obra está inserida, mostrando, inclusive, se existem outras intervenções relacionadas ao turismo em curso na localidade e o volume de recursos repassados.
Com o desenvolvimento do sistema, o MTur vai ao encontro da determinação da Presidência da República de promover a transparência na administração pública, com a adoção de mecanismos que permitam acompanhamento da aplicação de recursos públicos.
Para o Ministério do Turismo, além de uma ferramenta fundamental de planejamento, o sistema permite um olhar ampliado sobre as diversas regiões do Brasil, o que auxilia na definição de políticas públicas e estratégias para levar desenvolvimento e prosperidade de forma equânime a todos os municípios com vocação para a atividade turística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *