MTur e municípios paulistas discutem crescimento da segmentação

[Por Ministério do Turismo, 27/04/2012]
A secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, participou do 1º Fórum Regional de Turismo do Guarujá, em São Paulo, nesta sexta-feira (27). O evento reuniu os municípios da Costa da Mata Atlântica e da Baixada Santista e teve o objetivo de discutir políticas públicas e parcerias institucionais para o desenvolvimento turístico da região.
Segundo Bel Mesquita, o encontro foi importante para apresentar os nichos de mercado que têm se destacado no turismo nacional. “O foco sempre é o turista e a segmentação tem ganhado importância, como o turismo LGBT, o turismo para a melhor idade, entre outros. Estamos atentos a esse crescimento”, afirmou.
Ela também enfatizou que a procura pelos destinos aumentará com o trabalho integrado dos municípios. “É preciso discutir mais de perto os programas de regionalização e o papel dos municípios é fundamental nesse contexto, apresentando seus projetos, dificuldades e ações conjuntas.”
Hotelaria
A Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), divulgada no último dia 25 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que os municípios ao redor da região metropolitana de São Paulo terão um papel importante durante a Copa 2014.
Seis municípios de interesse turístico foram identificados pela pesquisa em São Paulo, fora a capital. Neles, são 343 estabelecimentos de hospedagem e 13.550 unidades habitacionais capazes de atender a 36.202 hóspedes. Entraram na lista os seguintes municípios:
Campinas: 100 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 13,626 mil.
Guarujá: 77 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 6,486 mil.
Santos: 62 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 5,945 mil.
Atibaia: 37 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 5,470 mil.
Praia Grande: 32 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 2,358 mil.
São Vicente: 35 estabelecimentos de hospedagem e capacidade hoteleira de 2,317 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *