Lençóis (BA) abre inscrições para projeto de capacitação

[Por Hôtelier News, 05/04/2012]
O município de Lençóis, patrimônio histórico localizado no interior do Estado da Bahia, abre, no próximo dia 9, inscrições para um curso de qualificação profissional. Há vagas para auxiliar administrativo e servente. O Senac e as prefeituras de Lençóis e da região da Chapada Diamantina oferecem também cursos de qualificação para recepcionista, garçom, camareiro e agente de viagem.
A Secretaria de Turismo do município adotou resultados do estudo de competitividade do Ministério do Turismo como bússola para definir ações para impulsionar o turismo local.
“O estudo identificou carência de mão de obra especializada na cidade e, a partir daí, fizemos parcerias com universidades e com o Senac para promover cursos em diversas áreas e já formamos, por exemplo, 35 guias turísticos”, menciona o secretário de Turismo de Lençóis, Delmar Araújo. Segundo ele, o desafio é transformar antigos garimpeiros em profissionais do turismo, hoje é principal atividade econômica da cidade.
Cidade histórica, fincada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis registra movimentação de turistas principalmente em feriados prolongados e finais de semana. Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são os principais emissores. Festas religiosas, natureza e vasto patrimônio histórico e artístico estão entre os atrativos ofertados pelo município de cerca de 10 mil habitantes e 3,5 mil leitos de hotel.
Lençóis é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, selecionados pelo MTur (Ministério do Turismo) para alcançar padrão internacional de qualidade. O índice de competitividade é apurado desde 2008, quando o ministério começou a avaliar, ano a ano, o estágio de desenvolvimento dos destinos com base em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *