Aviestur: 30 anos da entidade marcam a abertura do evento
[Por Hôtelier News, 13/04/2012]
Com tom de comoção, William Périco, presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo), iniciou há pouco a 35ª edição da Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo. A insígnia de emoção do executivo se deu por conta da comemoração dos 30 anos da entidade e pelo fato de este ser seu último ano à frente do cargo.
“Foram diversas lutas, batalhas, conquista e a busca pela união de muitas pessoas que compõem este mercado. Não queremos agentes de viagens associados para pagar mensalidade, mas sim para dar apoio ao setor”, discursou.
Fazendo uma leitura de sua gestão, Périco enfatizou que a preocupação primeira da Aviesp sempre esteve atrelada à capacitação – argumentando que o mercado necessita de pessoas atualizadas.
Alvo de rechaça em muitos eventos da indústria turística, o MTur (Ministério do Turismo) foi questionado pelo presidente da associação. “É lamentável a ausência do Ministério em todas as ações. Não vemos eles olharem para o setor. O mínimo que merecemos é ser ouvidos, mas nem isso acontece”, criticou.
Após a explanação do representante da Aviesp, o diretor de Marketing da Tur.SP, Orlando Souza, foi ao púlpito e defendeu do engajamento da instituição para com o desenvolvimento do turismo. Segundo ele, a Tur.SP segue na produção de ferramentas para a divulgação e estruturação da atividade no Estado de São Paulo.
“É uma região com potencial, que se fosse utilizada ao menos pelo paulista já seria um grande ponto”, mencionou Souza.
Esteve presente também na abertura Márcia Maria Leite Felippo, secretária Adjunta de Turismo de Campos do Jordão.
Abertura foi marcada pela execução do hino nacional
A Aviestur
Com estandes de diversas regiões, a feira deve reunir agentes de viagens de pelo menos 90 municípios do interior paulista – além da capital, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Cada agência associada pode inscrever até seis representantes. Para as não associadas, o limite é de quatro colaboradores.
São esperados, entre os expositores, hotéis, agências de turismo, destinos, operadoras, empresas do setor aéreo e de locação.
O bucólico município de Campos do Jordão, situado na região serrana do interior paulista, recebe o evento, que segue até amanhã (14), no Centro de Convenções que leva o nome da cidade. A expectativa é que o encontro reúna mais de 3 mil visitantes e expositores.