WTTC aponta Brasil como líder do Turismo na América Latina

[Por Hôtelier News, 21/03/2012]
Uma pesquisa lançada na última semana pelo WTTC (World Travel & Tourism Council, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo) apontou o Brasil como líder da América Latina neste setor da economia. Segundo o material, o Turismo contribuiu com R$ 131 bilhões para o PIB (produto interno bruto) nacional em 2011 e deverá ter, neste ano, um crescimento estimado de 7,8%.
Este número coloca o País à frente de outras nações latino-americanas com crescimento significativo no setor, como o Chile e a Colômbia (que tiveram, ambos, um incremento de 4,7%), e a Argentina e o Peru (que cresceram 3,7%). “A indústria turística do Brasil terá bons anos”, afirma David Scowsill, presidente e CEO do WTTC.
A entidade prevê ainda que 200 mil novos empregos serão gerados no setor em 2012 – hoje, há 7,7 milhões de colaboradores atuando no Turismo e em áreas afins, quase 8% do total de vagas de trabalho no País. Outro número destacado pelo WTTC é o aumento do gasto dos turistas doméstico, que foi de 6,5% em 2011, podendo chegar a R$ 234,5 bilhões neste ano.
Críticas à estrutura
Apesar do otimismo com o qual o mercado internacional enxerga o turismo no Brasil hoje, ainda existem problemas a serem contornados. Scowsill coloca que, para que os grandes eventos esportivos vindouros sejam bem sucedidos, a infraestrutura do País precisa ser melhorada.
“Os aeroportos, hoje, operam acima de sua capacidade; os portos também são inadequados e falta quartos de hotéis em algumas cidades. Estas são as grandes preocupações de nossa entidade em relação ao Brasil”, ataca. “Embora o governo já tenha dado início a algumas obras, é preciso garantir que os prazos serão cumpridos”, finaliza ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *