SPTuris lança ferramenta que reúne áreas de eventos da capital
[Por Hotêlier News, 26/03/2012]
A SPTuris (São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos) lançou nesta sexta-feira (23) o novo site Mice São Paulo (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), uma ferramenta de busca que reúne mais de 200 espaços para eventos na capital paulista. O evento de lançamento ocorreu no hotel Tivoli São Paulo-Mofarrej e teve apoio do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau).
A iniciativa visa a atrair novos eventos para a cidade e facilitar a procura das empresas por locais para realizar convenções, feiras, congressos, apresentações e até reuniões de trabalho.
No site, há um sistema de busca que conta com diversos filtros, no intuito de atender necessidades específicas de operadoras, agências de viagens, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens e incentivo nas empresas, além de profissionais que trabalham com organização de eventos.
“A ideia é trazer mais eventos de negócios para São Paulo, já que os turistas que vêm à cidade com esse intuito representam 75% do total, somando as motivações negócios e eventos”, diz Marcelo Rehder, presidente da SPTuris.
Os espaços para eventos em hotéis fazem parte de uma das categorias existentes no site. “Em 2011, houve recorde na taxa de ocupação hoteleira de quase 70%, e o site surge para organizar e dar suporte a todos que trabalham para deixar São Paulo uma cidade mais transparente”, aponta o presidente.
Mice São Paulo
A busca pode ser feita pelo nome ou pelo tipo de espaço, dividido em quatro categorias: Pavilhão de Exposições; Centro de Convenções e Auditórios; Espaço para Eventos em Hotéis; e Espaços Diferenciados. Além disso, é possível aos interessados realizar uma busca com filtro por região da cidade, formato pretendido para o evento ou capacidade de pessoas.
Durante o lançamento, a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, lembrou que o site Mice São Paulo foi inspirado no projeto Destinos, do SPCVB, que divide a cidade em regiões.
“Dessa forma, deixamos tudo uniformizado e facilitamos a busca para os organizadores de eventos”, afirma Luciane.
O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, disse que essa parceria público-privada entre a SPTuris e a entidade é uma soma que mobiliza a cadeia do turismo. “Queremos trazer cada vez mais eventos para São Paulo e, juntos, fazemos diferença”, aponta.
Destino
São Paulo é o centro econômico do País e principal destino de negócios e eventos da América do Sul. De cada grupo de 20 turistas que se hospedaram nos hotéis da cidade em 2011, 15 (75%) desembarcam motivados pela atividade econômica, muitas vezes traduzida em viagens de negócios ou participação nos mais diversos eventos (feiras comerciais, congressos e convenções).
De acordo com o Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo), esses visitantes – em boa parte empresários, comerciantes e executivos de empresas – têm médias de permanência em São Paulo de 2,6 (brasileiros) e 4,8 pernoites (estrangeiros), e gastam, respectivamente, entre R$ 1.482,40 e R$ 2.230,50 no período. Eles vêm não apenas de outras cidades do Brasil, mas também de vários outros países, principalmente Estados Unidos, Argentina, Japão e toda a Europa, entre outros destinos.
Pesquisa de espaços de eventos em hotéis
Para elaborar outras ações de incentivo a esse setor, o Observatório do Turismo também passou a realizar mapeamentos da oferta de turismo de negócios e infraestrutura em São Paulo. O mais recente foi o inédito estudo de Espaços de eventos em hotéis, realizado no final de 2011.
Entre outras informações, o levantamento apurou que as salas destinadas a eventos nos meios de hospedagem da capital paulista totalizam mais de 86 mil m² e estão distribuídos pelas regiões da cidade da seguinte forma: Sul (63,5%), Centro (19,8%), Oeste (9,4%), Norte (6,2%) e Leste (1%). O valor do metro quadrado é, em média, de R$ 31,01.