Paraíba atrai vistantes com roteiros de aventura

[Por Sebrae, 04/03/2012]
João Pessoa – Um novo segmento turístico começa a despontar na Paraíba. De mountain bike, jipe ou em caminhadas, viajantes descobrem nos cenários rurais do estado bons roteiros de aventura. No Cariri e no Agreste, 21 trilhas conduzem os visitantes às belezas naturais e geram renda para as comunidades locais.
Dados do programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), apontam que na Paraíba o faturamento das empresas do segmento cresceu 21% entre 2008 e 2009.
Entre os atrativos para os aventureiros, a Paraíba apresenta uma vasta diversidade de áreas naturais, na maioria em bom estado de preservação. A Ilha da Restinga, no estuário do Rio Paraíba, possui 500 hectares e é habitat de várias espécies de animais. Já o Parque Estadual Pedra da Boca possui trilhas entre grutas e paredões de rocha. Outro interessante passeio é a Travessia da Serra do Bodopitá com 43 km de extensão, em Fagundes (PB).
“Em 2007, aderimos ao projeto da Federação Internacional de Esportes Populares Anda Brasil, que promove o desenvolvimento do turismo rural no país. Hoje temos, no Cariri, 11 trilhas oficiais de caminhadas e 10, no Agreste”, conta a gestora dos projetos de turismo do Sebrae na Paraíba, Rosa Maria Correia. Segundo ela, desde 2004 a instituição apóia iniciativas privadas e governamentais para o desenvolvimento de esportes radicais no Cariri. Cidades como Prata, Monteiro, Serra Branca, Boqueirão e Cabaceiras já têm roteiros consolidados.
O empreendedor Lacir Motta Filho, proprietário de um hotel-fazenda na cidade de Boqueirão, acredita que a natureza é um dos elementos do desenvolvimento da região. “Sempre apoiamos as atividades de esporte de aventura no nosso município e nos vizinhos. É um incentivo para o turismo da região”, afirma.
Em algumas cidades, a exemplo de Boqueirão, existem eventos com foco em práticas de aventura, como a 1ª Prova de Mountain Bike, que acontece no domingo (4) de março. O evento é realizado pelo jornal Folha do Cariri, que completa nove anos de atividade. No dia 11, outra prova vai reunir os adeptos do motocross.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *