ABEOC assume postos na COCAL e prepara projetos para fomentar integração na América Latina

O Brasil está de volta ao “Comité Directivo” da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da America Latina (COCAL) depois de duas gestões — desde 2008 — sem brasileiros na diretoria da entidade. A presidente de Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, Anita Pires, e a vice-presidente de Relações Internacionais da ABEOC, Maria Elisa Ordones assumiram como “Pro Secretario” (Secretária Adjunta) e “Vocal Primera” (primeira suplente), respectivamente, em solenidade realizada no dia 14/03, durante o XXIX Congresso Cocal, em San Pedro Sula, Honduras.
Inicialmente, duas proposições da ABEOC já foram encaminhadas e serão trabalhadas pela COCAL. Uma se refere ao projeto de intercâmbio para profissionais da área de eventos, cujo objetivo é promover capacitação e ampliar a integração entre as empresas associadas da ABEOC/COCAL. A outra iniciativa da ABEOC se refere à “Ação de Integração e Negócios”, prevista para dezembro de 2012 no Rio de Janeiro, de modo a coincidir com o evento da ABEOC-RJ.
‎Anita Pires (de branco), na posse da nova diretoria da Cocal, ao lado de Alisson Batres, vice-presidente, Bertha Garcia, Presidente e Nelly Jerez, Secretaria de Estado de El Despacho de Turismo de Honduras (as duas de saias)
O Brasil será o piloto desta ação da COCAL que vai trazer ao país associados da Federação para conhecer a estrutura de eventos local e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. “Queremos com esta ação dinamizar a integração entre empresas dos nossos países e gerar valor para as empresas associadas que compõem a COCAL”, resume Anita.
Para a presidente da ABEOC, “o espaço conquistado no Comite da Cocal significa que a ABEOC vai participar ativamente das discussões da área de eventos na América Latina, o que é muito importante estrategicamente”, analisa. “Retornamos com dois cargos e contatos que vão gerar parcerias estratégicas com outras entidades como a AFIDA – Associação Internacional de Ferias da América”, comenta Anita Pires.
O próximo Congresso Cocal será em Mendoza, na Argentina, e durante o Congresso encerrado em 16/03 foi escolhida a Guatemala como sede do Congresso COCAL 2014.
Sobre a COCAL
A Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da America Latina (COCAL) foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos, composto de Organizadores Profissionais de Congressos (PCO) da América Latina e da Península Ibérica.
Os principais objectivos da COCAL são:
unir os esforços de países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos na América Latina e na Espanha;
representar os seus membros a nível internacional;
estabelecer relações de cooperação mútua entre os seus membros;
realizar acordos e atividades que ajudem a desenvolver o setor; além de promover e proteger os princípios da ética profissional e comercial.
“Comité Directivo” da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da America Latina (COCAL) – 2012 – 2014
Presidente – Bertha García Sánchez (Venezuela)
Vicepresidente Primero – Alisson Batres (Guatemala)
Vicepresidente Segundo – Rafael Hernández (México)
Secretario – Pablo Weil (Argentina)
Pro Secretario – Anita Pires (Brasil)
Tesorero – Graciela Sánchez (Uruguay)
Vocal Primera – María Elisa Ordóñez (Brasil)
Revisor de Cuentas:
Lisa Altieri (Puerto Rico)
Silvana Bialloti (Argentina)
José Luis Saavedra (México)
Comisión de Ética
Elia González (Venezuela)
Antonio Manfredonio (Panamá)
Magdalena Serna (Guatemala)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *