Salão do Turismo é cancelado este ano pelo MTur

[Por Mercado e Eventos, 31/01/2012]
Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação do Ministério do Turismo acaba de confirmar durante a primeira reunião do ano do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que acontece em Brasília, que o Salão do Turismo Roteiros do Brasil que seria realizado em julho, em São Paulo, não ocorrerá mais este ano. “Está confirmado. Não teremos o Salão porque é um ano eleitoral, além da Rio+20 e não haverá tempo hábil para a realização do mesmo”, informou. Moesch confirmou que o evento volta a ser realizado normalmente em 2013 em data a ser definida.
O fator que pesou mesmo para o cancelamento foi a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o MTur para realizar ações no Rio de Janeiro em junho, durate a Rio+20 destacando temas voltados para a sustentabilidade. Segundo Isabel Barnasque, coordenadora do Salão, seria impossível realizar as duas ações em tão curto espaço de tempo. “Seria impossível preparar estes dois eventos e a presidenta Dilma Rousseff nos pediu prioridade para a Rio+20”, destacou ela.
A secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, confirmou que até o final de abril estará lançando o edital do Salão de Turismo de 2013. “Não sabemos se ele será mantido em julho. Posso garantir que a interrupção do evento não irá prejudicar o Programa de Regionalização do Turismo, pois as ações terão continuidade”, adiantou.Segundo ela o modelo do Salão vai mudar e para isso haverá uma discussão com os estados. Ela confirmou que a ideia do MTur será realizar o Salão apenas de dois em dois anos. “Nos anos alternativos vamos discutir a criação de um outro evento como vai acontecer este ano com a Rio + 20”, adiantou.
Antes mesmo de saber da decisão do MTur, Domingos Leonelli, presidente do Fornatur manifestou sua preocupação com o cancelamento do Salão. “Não é bom que isso ocorra pois se cria um hiato de dois anos entre os eventos e lembro que o Salão é a principal vitrine do turismo brasileiro para o público e uma oportunidade de divulgar os destinos. É lamentavel que isso venha a ocorrer”, adiantou.

3 thoughts on “Salão do Turismo é cancelado este ano pelo MTur”

  1. Lamentavel a postura do ministério do Turismo, quanto a esse posicionamento, o evento nao pode se sobrepor a outro, ambos são importantíssimos, mas tem focos e interesses distintos. Mas essa política de afastamento dos municípios no tocante ao turismo tem sido constante no governo Federal e no Ceará nunca foi tão ruim, todos os recursos são direcionados para as cidades litorâneas para o turismo de sol e praia, há de se pensar em novas alternativas para o turismo, saudades do PNMT, da Secretaria Anya Ribeiro q verdadeiramente trabalhava pelo turismo do Ceará.

  2. É LAMENTÁVEL, NÃO TERMOS O SALÃO DO TURISMO ESTE ANO, TIVERAM 1 ANO PARA PREPARAÇÃO,
    ESTAMOS PRÓXIMOS DA COPA DO MUNDO NESTA TERRA DE TUPINIQUINS, SERIA UMA AMOSTRA PARA
    ESTE EVENTO. NUNCA DEIXEI DE PARTICIPAR DESTE SALÃO COMO VISITANTE OU COMO VOLUNTARIO.
    ESPERO QUE A RIO + LEVE ESTA MENSAGEM DE TURISMO PARA OS ILUSTRES PRESENTANTES DESTA
    CONFERENCIA.

  3. Olá a todos do site !
    gente e Verdade o Salão do turismo 2012 esta CANCELADO
    NOSSA ISSO E UM ABSURDO!
    Dilma Rousseff . VC NAO GOSTA DE EVENTOS E OS ARTESANATOS DO NOSSO BRASIL
    e simplesmente Ridiculo São Paulo e a terra do PROGRESSO
    deve ter uma Certa Responsabilidade do Ministerio do Turismo , Comunicar as pessoas
    pelo Cancelamento por meios de comunicação RÁDIO , TV, JORNAIS , FOLDERES PANFLETOS
    QUE E ISSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *