Rio Convention & Visitors Bureau comemora 28 anos de serviços prestados ao turismo do Rio de Janeiro
Em quase três décadas de existência o Rio CVB, apoiou à captação direta de 404 eventos, que atraíram mais de 600 mil visitantes e geraram uma receita de cerca de US$ 730 milhões
O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) comemora hoje 28 anos de serviços prestados ao crescimento do turismo no Rio de Janeiro. Ao longo de quase três décadas de existência o Rio CVB apoiou a captação direta de 404 eventos, que atraíram mais de 670 mil visitantes e geraram uma receita de cerca de US$ 730 milhões. Em 2011, o Rio Convention apoiou a captação do número recorde de 29 eventos, contra 24 em 2007. Já em comparação com 2010, houve um crescimento de mais de 50%, que resultou em uma receita de US$ 41 milhões e na vinda de mais de 38 mil turistas à cidade.
O Rio Convention & Visitors Bureau mantém um trabalho constante de prospecção e pesquisa de novos eventos com potencial de serem realizados no Rio. Como consequência desse trabalho e do momento especial que a cidade está vivendo, constatamos um aumento no número de candidaturas do Rio como sede desses eventos, explica o superintendente do Rio CVB, Paulo Senise.
Além disso, a fundação criada partir de uma ação conjunta do setor privado e de autoridades federal, estadual e municipal ligadas ao setor de turismo também vem desenvolvendo um importante trabalho de promoção de eventos que ajudam na divulgação da imagem da cidade no exterior. Nesse sentido, entre as ações para 2012, o Rio CVB promoverá um trabalho especial de divulgação do Rio de Janeiro na Inglaterra. Durante os Jogos Olímpicos de Londres será reeditado um Espaço Cultural do Rio. O projeto, que foi sucesso na Copa do Mundo da África do Sul em forma de Botequim do Rio, vai produzir espaços temáticos nas 26 unidades da rede de restaurantes Las Iguanas. Os ambientes vão apresentar todo o charme de um botequim carioca, com direito a comida típica de boteco, musica carioca e uma programação de seminários, palestras, apresentações e encontros com a imprensa.
Fundado em 1984, a criação do Rio CVB seguiu uma tendência mundial consagrada à época na maioria dos principais destinos turísticos mundiais, notadamente dos Estados Unidos e da Europa, que, por meio desses escritórios especializados, promoviam de forma organizada e permanente as cidades visando à captação de feiras, congressos e conferências, nacionais e internacionais, principalmente os de caráter cultural, técnico e científico, para a cidade.
Para dar consecução a estes objetivos, o Rio CVB participa regularmente de eventos do calendário do trade turístico nacional e internacional (feiras, bolsas de negócios, congressos e exposições), em estandes cooperados com outras entidades e instituições do setor, como a ABIH, Riotur, TurisRio e Embratur. Promove também seminários, encontros e palestras educacionais junto a operadores, agentes de viagem e imprensa estrangeira, apresentando o Rio de Janeiro como destino ideal para sediar eventos de qualquer natureza e magnitude.
[Por Euro Comunicação, 28/02/2012]