Copa 2014: Estados entram em campo
[Por Brasil Network, 31/01/2012]
Embratur irá realizar 14 eventos em diferentes países do mundo para promover atrativos turísticos, gastronomia, música e cultura do Brasil
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) acertou, na noite de ontem (30), parceria inédita com os secretários de turismo dos estados-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Serão realizados 14 eventos em diferentes países no mundo. Cada cidade-sede será anfitriã de uma edição do evento, decidido por sorteio, que também contará com a presença dos demais estados. “Nosso objetivo é apresentar para profissionais de turismo, imprensa e formadores de opinião estrangeiros os atrativos turísticos, a gastronomia, a música e a cultura das capitais que receberão jogos da Copa”, explicou Flávio Dino.
O presidente informou que irá convidar autoridades federais e estaduais, além de personalidades do mundo esportivo e cultural a participarem dos eventos, que acontecerão na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos (com duas edições), México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Dino explicou que estes países foram escolhidos por fazerem parte da lista de prioritários da Embratur.
A iniciativa foi apoiada por todos os secretários de turismo presentes na reunião. Os secretários de Turismo do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, Ronald Azaro e Luiz Otávio Neves, respectivamente, ressaltaram que os eventos reforçarão a promoção e a comercialização das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e seus arredores como destinos turísticos para o mercado internacional.
A Embratur espera que o primeiro evento aconteça no Chile, em junho, data próxima à comemoração dos 50 anos do bicampeonato mundial conquistado pelo Brasil em 17 de junho de 1962. Os demais deverão ser realizados até dezembro de 2013, a partir de um cronograma que será definido em acordo com as estados-sede.
A programação prevê realização de coletiva de imprensa, palestra de abertura por uma autoridade do governo federal, sobre tema de interesse do Brasil no país em que o evento está sendo realizado, exposição sobre turismo, além de seminários, palestras, e reuniões ao longo do dia.
Dino ressaltou, também, que a ideia é preparar um espaço para visitação do público durante o evento, com experiências brasileiras por meio de apresentações culturais, degustação gastronômica e shows musicais, além de ações de marketing nas ruas.
Ações de 2012
Esta ação se soma às demais iniciativas da Embratur para promover o Brasil como destino turístico no exterior, aproveitando a visibilidade do país como sede de grandes eventos esportivos.
Neste ano, o Instituto Brasileiro de Turismo está focando suas ações em 17 mercados, os 15 principais emissores (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Bolívia), além de Canadá e México.
O Brasil estará presente, inicialmente, em 23 feiras de turismo no exterior. Ainda segundo Dino, a Embratur irá focar os eventos mais importantes e representativos. Outra novidade para 2012 da Embratur será o lançamento da nova campanha publicitária, no encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres. A campanha terá o Brasil como protagonista mundial e a cultura como diferenciador.
Segundo o presidente da Embratur, até o final do ano os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) estarão em funcionamento. Serão três nos Estados Unidos, dois na América do Sul, um na Ásia, e os demais nos principais mercados emissores de turistas europeus.
Os EBTs funcionam como unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Dino explicou que, por meio da Embratur, as atividades são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pela emissão de turistas em cada país.