Turistas internacionais deverão chegar a 1 bilhão em 2012

[Por Skal, 10/01/2012]
O número de turistas internacionais deverá atingir a cifra de 1 bilhão de pessoas no final deste ano, afirmou neste domingo (8) o secretário-geral da Organização Internacional do Turismo (OMT), Taleb Rifai.
Em 2011, o número de turistas internacionais aumentou 4 por cento, comparado ao ano anterior, 980 milhões, o que indica que este ano poderá chegar a 1 bi, garantiu Taleb Rifai numa entrevista à agência espanhola de notícias EFE.
Rafai qualificou 2011 como ‘um bom ano’ para o turismo e apesar das dificuldades enfrentados na União Européia. Países com problemas como a Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha registraram crescimentos de 14, 13, 10 e 8 por cento, respectivamente, destacou.
No ano passado, o crescimento dos desembarques de turistas ficou ligeiramente abaixo das previsões iniciais da OMT, que apontava para um aumento de cerca de 5 por cento e, posteriormente, 4,5 por cento.
O secretário-geral da OMT disse esperar, apesar da recessão econômica internacional, em especial na Europa, que se atinja os resultados dos dois últimos anos, com um crescimento acima dos 3,8 por cento, o que corresponderá a 7 por cento comparado a 2010.
Rifai justificou este desempenho positivo pelo fato de a indústria turística europeia se posicionar de ‘forma correta’ diante das circunstâncias adversas e não tanto pelo ‘desvio de turistas do Norte de África’, em resultado da primavera árabe.
Taleb Rifai referiu também que a China, Rússia e o Brasil foram importantes mercados emissores de turistas no ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *