Pesquisa aponta que passagens aéreas ficam 53% mais caras em 2011

[Por Mercado e Eventos, 06/01/2012]
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passagens aéreas ficam 52,91% mais caras em 2011. O motivo foram o aumento de custo das empresas aéreas e a forte demanda por voos contribuíram para elevar o preço das passagens.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, disse que entre as elevações nos custos das companhias aéreas em 2011, o encarecimento entre 35% e 40% do querosene de aviação no ano passado é um dos principais motivos para o índice.
“As empresas argumentaram que por muito tempo não repassaram os aumentos de custos aos consumidores, e fizeram isso em 2011″, diz a especialista. Em 2010 as passagens aéreas subiram 3,17%”, disse
Ainda na publicação, Eulina ressalta que a demanda também exerceu forte influência no reajuste das passagens aéreas. Eventos sazonais, como Rock in Rio e Cirque du Soleil, motivaram famílias a viajar de avião. “São eventos locais, que acontecem por algumas semanas, mas que levam muitos a se deslocarem pelo país. As empresas aéreas aproveitam-se disso para aumentar as passagens”, afirma Eulina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *