MTur intensifica ações para inclusão de deficientes

[Por Brasilturis, 11/01/2012]
O Ministério do Turismo vai intensificar as ações voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado do turismo. A ideia é unir esforços com outros órgãos públicos e com a iniciativa privada para a implantação de projetos que estimulem e possibilitem o acesso desde público aos destinos e empreendimentos turísticos.
No dia 10, foram realizadas duas reuniões distintas para tratar dessa cooperação. O MTur se reuniu com representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH) da presidência da República para discussão de projeto de certificação em acessibilidade no turismo, baseado em modelo adotado na Europa.
Outro interlocutor do MTur é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a qual se discute a adaptação de parte da frota das transportadores turísticas para atender às pessoas com necessidades especiais. O mesmo tema será debatido com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no que diz respeito ao transporte de turistas em embarcações.
O Ministério do Turismo trabalha a acessibilidade em suas várias vertentes: nos projetos para atendimento às pessoas com deficiência, e naqueles voltados à melhoria das condições de acesso às regiões turísticas e seus principais atrativos. Neste caso, o MTur investe em obras de infraestrutura – com construção e recuperação de estradas, aeroportos, portos, pavimentação de ruas e revitalização de monumentos, entre outros.
Nas ações voltadas para pessoas com deficiência, o melhor exemplo é a experiência bem sucedida de Socorro, no interior de São Paulo. Referência no segmento de Aventura Especial (projeto coordenado pelo MTur) a cidade tem hoje infraestrutura urbana, hoteleira e de entretenimento adaptada para esse público. Uma ação que se tornou possível a partir do envolvimento dos representantes das iniciativas pública e privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *