Governo assina termo de capacitação profissional para Copa de 2014

[Por Mercado e Eventos, 24/01/2012]
O Governo de Minas assinou nesta terça-feira (24), na sede do Senac Minas, o acordo de cooperação técnica para qualificar mão de obra para a Copa do Mundo de 2014. O documento é resultado da parceria entre as secretarias de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), Turismo (Setur), Trabalho e Emprego (Sete) e o Sistema Fecomércio Minas, Sesc e Senac.
Serão oferecidos cursos de capacitação profissional e técnicos para várias categorias, da capital e do interior do estado. A previsão de início dos cursos é para início de março, com turmas para 20 a 40 pessoas.
Para o secretário Sergio Barroso, da Secopa, a iniciativa reforça a responsabilidade social do Governo. “Assim como as obras de infraestrutura esportiva, a capacitação profissional também assume papel fundamental porque vai representar um dos maiores legados para a sociedade com a realização da Copa. Essa mão de obra estará muito melhor preparada para trabalhar em futuros eventos”, observa Barroso.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, salienta que o trabalho integrado entre as pastas do Governo de Minas e entidades parceiras, como essa iniciativa, é fundamental para o planejamento desses grandes eventos mundiais que vão acontecer no Brasil e no Estado. “A Setur planeja, coordena e fomenta as ações relacionadas ao turismo com objetivo de incrementá-lo, com consequente geração de emprego e renda. Estamos fazendo um trabalho coeso que resulta na atração de turistas para Minas Gerais”, relata.
O secretário de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, destaca a importância da iniciativa. “A qualificação profissional e o emprego de qualidade são prioridades do Governo de Minas. Queremos ser referência não apenas para a Copa do Mundo, mas ser reconhecidos como o Estado brasileiro que mais investe no trabalhador e na geração de empregos”, afirma.
O presidente do Sistema Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga, também realça a importância do trabalho conjunto com o Governo de Minas. “Nosso objetivo é colaborar para que Minas esteja preparada ao receber a Copa do Mundo de 2014 e que o maior número de pessoas possa se beneficiar, por meio da interiorização das ações e da oferta de cursos gratuitos de qualificação nas áreas de turismo e hospitalidade”.
O Governo de Minas tem outros acordos firmados de ações de capacitação com parceiros do estado para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014. Em outubro, por meio das Secretarias Secopa, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Sebrae-MG, o Governo assinou o protocolo de intenção para a criação do “Laboratório de Culturas do Mundo”, que funciona dentro do Plug Minas, Centro de Formação e Experimentação Digital, da Secretaria de Estado de Cultura.
Jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana terão a oportunidade de estudar inglês e espanhol, gratuitamente, a partir de 2 de fevereiro. Eles aprenderão não só o idioma, mas também sobre a cultura desses países. Outra iniciativa preparatória do evento esportivo é o acordo de cooperação técnica assinado pela Secopa e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), em dezembro, visando à preparação de lojistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *