Bento Gonçalves (RS) quer 60 mil turistas na vindima

[Por Panrotas, 16/01/2012]
Começou no final da tarde de hoje – e prossegue até o dia 13 de março – a terceira edição do Bento em Vindima, em Bento Gonçalves (RS). A abertura solene do evento ocorreu na Lovara Vinhas e Vinhos. O Bento em Vindima é uma extensa programação turístico-cultural que acompanha a colheita da uva na cidade que é a maior produtora de vinhos finos do País. Há no município 78 vinícolas, sendo que 32 estão localizadas no famoso Vale dos Vinhedos.
“A proposta do Bento em Vindima é que os turistas venham nos visitar, aproveitando as promoções que a hotelaria, os bares, os restaurantes e o comércio em geral fazem nessa época, e tenham, além de momentos de lazer e descanço, uma experiência com o enoturismo”, explica a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero.
“Há coisas que só aqui em Bento Gonçalves os turistas vão ter de experiência, como ajudar a colher a uva que o proprietário vai fazer o vinho depois”, exemplifica Ivane.
Segundo a secretária, a meta é receber 60 mil turistas dentro do Bento em Vindima. “Na edição passada, recebemos cerca de 40 mil visitantes”, compara ela. “Ainda que seja verão, nem todos os turistas gostam somente do segmento sol e praia e queremos oferecer para esse viajante uma opção diferenciada e de alta qualidade.”
NOVIDADES
Como novidades na programação do Bento em Vindima neste ano, Ivane anunciou um festival de cinema com temática do vinho. “Os filmes irão passar em seis hotéis da cidade, e a iniciativa tem o apoio do Bento Film Commission”, explica a secretária. Parte do filme O Quatrilho (1994), de Fábio Barreto, por exemplo, foi filmado na zona rural do município.
A outra novidade é o Prato da Vindima. Trata-se de um concurso gastronômico para escolher uma receita original da cidade que leve na composição vinho, suco de uva ou uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *