Alagoas comemora o fluxo de turistas do ano passado

[Por Brasilturis, 17/01/2012]
O turismo de Alagoas teve um ano de 2011 considerado ‘excepcional’ e que está sendo reconhecido com os números recordes apontados. O aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, registrou mais de 1,5 milhão de desembarques, com 8,56% em relação ao ano de 2010.
A temporada de verão aqueceu toda a economia alagoana, movimentando hotéis, bares, restaurantes, receptivos e serviços. No aeroporto, como principal fluxo de ingresso, foram mais de 1 milhão e 547 mil pessoas. Em 2008 o fluxo anual chegava a pouco mais de 900 mil passageiros e em 2009 chegou a pouco mais de 1 milhão.
Dezembro foi o mês significativo. Os dados mostram que quase 140 mil pessoas embarcaram e desembarcaram em Maceió no ultimo mês do ano, em voos nacionais e internacionais.
O crescimento no fluxo de turistas confirmou-se na ocupação dos hotéis, que estão com a média de ocupação para janeiro acima de 80%. Informações repassadas por meios de hospedagem associados à ABIH-AL (Associação dos Hotéis de Alagoas) revelam que a maioria dos hotéis em Maceió e alguns do litoral Norte e Sul apresentam 80 e 90% de ocupação.Ainda de acordo com os dados da Abih-AL, os meios de hospedagens classificados pelas estrelas de duas a cinco -, também apresentam boa média de ocupação.
Para a secretária de Turismo, Danielle Novis, os dados da Infraero e da hotelaria contam dos resultados alcançados pelo turismo alagoano. “O aumento no fluxo de visitantes reflete o resultado da divulgação do estado nos mercados emissores e a estruturação contínua de Alagoas, com a parceria das secretarias municipais e o empresariado local”, destaca. E ressalta: ‘Mesmo com o grande crescimento da oferta de leitos na rede hoteleira do estado, a ocupação continua mostrando boas taxas, acima de 80%’.
Ainda sobre a hotelaria alagoana, Danielle adianta que mais quatro estabelecimentos entram no circuito neste primeiro semestre, o Ritz Suítes, na região ascendente de Cruz das Almas, um dos novos points de Maceió; em Pajuçara, o Holiday Inn, também na faixa litorânea o Meridiano e ainda neste primeiro trimestre, o aguardado Ponta Verde da Praia do Francês. Para o segundo semestre, outros 6 novos empreendimentos deverão aumentar a oferta, incluindo o primeiro hotel de bandeira na cidade de Arapiraca, o Íbis.
Danielle diz que boa parte destes novos empreendimentos estarão em destaque na grande participação alagoana no Workshop CVC, o primeiro grande evento do ano no turismo nacional. Alagoas também já confirmou sua participação como um dos patrocinadores principais do Workshop da Visual Viagens, em junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *