Universia cria simulador para treinar profissional do turismo
[Por Hôtelier News, 07/12/2011]
Preencher a lacuna existente entre a demanda crescente e a falta de profissionais capacitados é um dos principais desafios para o turismo brasileiro. Por entender que este setor carece de soluções criativas e novos conceitos, a Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 23 países, desenvolveu uma ferramenta de capacitação personalizada para o treinamento de profissionais do setor.
“Criamos um simulador que permite treinar um mensageiro de hotel, desde a hora em que se confirma uma reserva, passando por como atender bem o cliente até a tomada de decisões para solucionar contratempos”, explica Paulo Raimo, gerente comercial da Universia Brasil. O executivo diz que o aplicativo é capaz de simular situações reais, incluindo as possíveis reações das pessoas de acordo com o tratamento recebido pelo profissional.
“Trata-se de um ferramenta de qualificação que não só treina, mas contribui para a melhoria da performance”, afirma Raimo ao acrescentar que a plataforma criada pela Universia pode ser adaptada para o treinamento de outros profissionais, como concierges, operadores e até atendentes de companhias aéreas.
Na ferramenta criada, a representação das situações acontece por meio de “avatares”, personagens virtuais que simulam o cotidiano dos profissionais. Também são fornecidos indicadores de desempenho ao final do treinamento.