Paratur e EGPA certificam servidores da área do turismo

[Por Mercado e Eventos, 14/12/2011]
Nesta terça-feira, dia 13, a solenidade de certificação dos 75 servidores da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) que concluíram cursos de qualificação através do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, oferecido em parceria com a Escola de Governo do Pará (EGPA). O evento realizado no auditório Carlos Rocque, na Paratur, em Belém, contou com a presença de Adenauer Góes, presidente da Paratur, Rui Martini Filho, diretor geral da EGPA, do comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), Major Henrique Pereira, entre outros convidados.
A entrega de certificados finalizou a primeira etapa do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a EGPA e Paratur, relacionado ao Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que envolveu 15 municípios, entre eles Belém com a qualificação de 1.330 pessoas nas áreas de gestão de negócios, manipulação de alimentos, roteiros turísticos, qualidade no atendimento, informática, elaboração de projetos, entre outros. Os cursos voltados aos servidores e ainda aos policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) visam a melhoria dos serviços turísticos prestados à população. Entre os concluintes 64 são funcionários da Paratur e 11 da Ciptur.
A qualificação oferecida envolveu cursos de relações interpessoais; elaboração de projetos para captação de recursos, informática word, informática excel, oratória, contabilidade e gestão ambiental.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, lembrou que os investimentos na qualificação dos cerca de 130 profissionais que trabalham no Órgão Oficial de Turismo começou no primeiro semestre, tendo como diretriz uma pesquisa de clima organizacional realizada pela psicóloga Diana Nobre, servidora do órgão.
Adenauer destacou que o Plano Estratégico do Turismo do Pará, lançado dia 11 de novembro e o Plano Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR) são ações que virão somar com o Plano Emergencial. “O PEQTUR garantirá a qualificação de mais de 10 mil profissionais em 68 municípios do Pará entre 2012 e 2015”. Diz Adenauer, que nesta quarta-feira vai realizar certificação de novos profissionais capacitados em Santarém e na sexta-feira em Paragominas.
A solenidade foi uma realização do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, que coordena o Plano Emergencial de Qualificação Profissional. Além da entrega dos certificados, a programação do evento ainda contou com a apresentação cultural de “Cores Sons e Sensações”, do percussionista Valdinei Machado, um dos colaboradores da oficina Percussão e Criatividade, oferecida pela Paratur a 40 estudantes de escolas públicas de Marapanim, preparatória ao 7º. Festival de Carimbó de Marapanim, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2012.
Santarém & Paragominas
Em Santarém a solenidade de entrega de certificados aos 63 concluintes dos cursos do Plano Emergencial de Qualificação Profissional, aconteceu na nesta quarta-feira, dia 14,  no Auditório da Casa de Cultura, localizado na Av. Borges Leal – Bairro Stª Clara.
No município de Paragominas, a qualificação profissional foi realizada em parceria com o Senar. A entrega dos certificados aos 58 concluintes nos cursos de qualidade no atendimento, camareira e recepcionista de hotel, acontece na sexta-feira, dia 16, às 15h30 no auditório Inocêncio Oliveira, localizado no Parque de Exposição Agropecuária de Paragominas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *