Ações para profissionais, imprensa e público marcam promoção do Brasil na América do Sul
[Por BrasilNetwork, 02/12/2011]
As ações de promoção do Brasil na América do Sul realizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com objetivo de aumentar o número de turistas estrangeiros que visitarão o país no próximo verão, seguem firmes nos meses de novembro e dezembro. Argentina, Chile e Peru são os países alvos das iniciativas.
Na Argentina, em parceria com o Comitê Visite Brasil na Argentina e Embaixada do Brasil em Buenos Aires, a Embratur apresentou a diversidade dos destinos e segmentos turísticos brasileiros durante o Workshop da Associação Argentina de Agencias de Viagens de La Plata e Região, no dia 22 de novembro. Logo depois, no dia 24, também esteve presente no Workshop de Verão Ladevi. O evento aconteceu em Buenos Aires e reuniu agentes de viagens e operadores de turismo. Na ocasião, as empresas participantes do Comitê também estiveram presentes para apresentar seus produtos aos profissionais. Em evento no mesmo modelo, os atrativos turísticos do país foram divulgados no dia 25, no Workshop da Associação Argentina de Viagens de Mar Del Plata e Sudeste.
Jornalistas da revista argentina Para Ti, uma das principais publicações dedicadas a mulher, estiveram em Arraial D’Ajuda e Trancoso, na Bahia, até ontem, 1º de dezembro. A viagem teve o objetivo de produzir ensaios fotográficos de moda, tendo os produtos turísticos da região como cenário. Além das paisagens naturais, restaurantes típicos, pousadas e casas também foram fotografados. Profissionais da Revista Viva, do Jornal Clarín, estarão até hoje (02), conhecendo a Praia do Forte e Imbassaí, na Bahia. O objetivo é mostrar nas reportagens a diversidade que o destino pode oferecer, com opções de hospedagem, serviços gastronômicos e boas opções de lazer. Para dezembro, uma press trip para Arraial do Cabo (RJ), com jornalistas da Argentina, também está prevista para acontecer.
Com o apoio do Comitê Descubra Brasil no Chile, Embaixada do Brasil em Santiago, a Embratur traz para conhecer Campo Grande (MS) e o Pantanal, sete jornalistas dos principais jornais do Chile. Os profissionais ficam no Brasil até o dia 3 de dezembro para conhecer a estrutura da capital do estado, seus hotéis e atrativos turísticos, além do Pantanal, um cartão postal brasileiro já conhecido no mercado internacional.
Entre os dias 16 e 18 de dezembro, uma ação de público será realizada no shopping Alto Las Condes, em Santiago. Em um estande de 24 m2, quem estiver visitando o centro comercial, poderá receber material promocional do Brasil, assistir vídeos e escolher o destino de suas férias, com o apoio das empresas que fazem parte do Comitê Descubra Brasil.
Outra ação de público final marca o mês de novembro na promoção do Brasil em Lima, no Peru. Entre nos períodos de 2 e 9, 14 e 20, e 24 e 30 de novembro, estandes do Brasil foram montados nos shoppings Jockey Plaza, Plaza Mega e Plaza Open, respectivamente. Uma das atrações dos espaços brasileiros nos centros comerciais de Lima é o jogo da memória. Os participantes que conseguem selecionar duas imagens do mesmo destino do Brasil, recebem brindes personalizados do país.
Também até hoje, o Brasil estampa seus destinos e produtos turísticos durante a Feira AVIT (20ª Feira Internacional de Turismo de Arequipa), no Peru. A iniciativa é do Comitê Descubra Brasil no Peru, Embaixada do Brasil e Embratur.
Comitês como parceiros de promoção turística do país
Os Comitês Descubra Brasil, que presentes em nove países da América do Sul – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela -, são compostos por operadoras de turismo, agências de viagens, empresas de transporte de passageiros e representantes da mídia especializada. Todas as ações são coordenados pela Embaixada do Brasil no país, em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).