Mercado de intercâmbio movimentará US$ 1,5 bilhão no Brasil em 2011

[Por Business Travel, 11/11/2011]
A Belta – Associação Brasileiras de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais realizou pesquisa que mapeou o mercado de educação internacional e intercâmbio no Brasil. Em 2010, 167.432 estudantes brasileiros (recorde) fizeram algum tipo de curso no exterior, girando mais de um bilhão de dólares. A pesquisa estima que o número de estudantes brasileiros no exterior chegue a cerca de 215 mil em 2011, girando mais de US$ 1,5 bilhão. Em 2012, a previsão é que esse número salte para 282 mil estudantes, com movimento de quase US$ 2 bilhões.
O aumento da participação da Classe C chamou atenção na pesquisa. Das 71 empresas entrevistadas, 54 atenderam a esse público entre 2010 e 2011. E 10% das agências informaram que a Classe C já corresponde por metade do movimento de negócios. O estudo revelou ainda que os cursos de idioma são os principais produtos comercializados, correspondendo a mais de 60% das vendas. Programas de High School (ensino médio no exterior) aparecem em segundo lugar, com 22,5%. Em terceiro estão os cursos de férias, representando 11% dos negócios.
Ao listar os três países mais procurados, 90% das agências citaram o Canadá como primeira opção. No segundo lugar, os Estados Unidos apareceram em quase 70% das respostas. E o Reino Unido é o terceiro destino mais requisitado, segundo 60% das empresas. Fatores como custos, facilidade para tirar o visto, segurança, qualidade do ensino e hospitalidade foram os principais motivos que fizeram do Canadá o destino mais procurado pelos brasileiros.
Ordem semelhante se aplica aos cursos de inglês no exterior. Canadá vem como primeira opção para 60% dos alunos, seguido por Estados Unidos, 21,1%, e Reino Unido, 15,5%. A França aparece como a principal escolha para cursos de francês segundo 76% dos estudantes, seguida pelo Canadá com quase 17%. Para espanhol, a Espanha lidera com mais de 70%. Argentina e Chile vêm na sequência com 19,7% e 2,8% respectivamente. Oitenta e nove por cento das agências de intercambio que participaram da pesquisa apontaram a expectativa de haver um aumento nas vendas em torno de 40% nos próximos três anos. Mais informações: www.belta.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *