LAMEC reunirá o mercado de eventos latino-americano no Brasil
[Por AMPRO, 21/11/2011]
Profissionais de toda a América Latina estarão reunidos no 1º Latin American Meetings and Events Conference (LAMEC), que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Hotel Unique, em São Paulo. Promovida pelo capítulo brasileiro da Meeting Professionals International (MPI), maior entidade de estrategistas e pensadores de eventos do mundo, a conferência será sustentada por pilares de tecnologia, educação e marcas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional e potenciais oportunidades de negócios.
De acordo com Elizabeth Wada, presidente do MPI Brazil Chapter, as apresentações do evento serão divididas em sessões simultâneas, permitindo que cada participante desfrute do tema de interesse. “Esperamos receber aproximadamente 400 profissionais. Por isso, optamos por esse conceito e dividimos a programação nas salas Eventos Como Plataforma de Construção de Marcas (A), Tecnologia (B) e Treinamento Global (C)”.
Segundo a International Congress and Convention Association (Icca), o Brasil se mantém pelo quarto ano consecutivo entre os dez principais destinos para a realização de feiras e congressos internacionais do mundo, com 275 eventos. Desde 2003, esse número aumentou mais de quatro vezes, pois eram apenas 62. “A boa saúde da economia brasileira faz com que o mercado nacional também aqueça, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O LAMEC é o encontro mais importante da entidade na América Latina”, disse Wada.
A programação iniciará às 8h, com credenciamento seguido de café da manhã, e encerrará às 17h30, com o debate As Melhores Práticas dos Três Continentes – O Aprendizado Deixado pela Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. A sessão irá expor os cases Olimpíadas de Inverno (2010), Copa do Mundo (2010) e Olimpíadas de Verão (1992), visando fornecer conhecimento e insights para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no que diz respeito à organização de eventos. Participam Walt Judas, representante do Turismo de Vancouver, Nomasonto Ndlovu, da África do Sul, e, virtualmente, Airy Garrigosa, do Barcelona Convention Bureau. A conversa será mediada por Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.
Iniciando os trabalhos do track de Tecnologia, o especialista sênior de marketing da empresa SAP, Mathias Sondermann, virá da Alemanha para apresentar o case Saphire Now, um dos maiores cases de eventos híbridos do mundo digital. A inovação fundiu evento tradicional com internet, televisão e mídias sociais, capaz de ligar dois continentes, sete cidades satélites, 16 mil presentes e 35 mil participantes online. A renomada autora e estrategista de eventos, Mary Boone, também participará, virtualmente.
Simultaneamente, será reforçada, na sala C, a importância dos certificados no setor de eventos. O Chief Development Officer da MPI, Didier Scaillet, e Elizabeth Wada discorrerão sobre desenvolvimento profissional e internacionalização de empresas, introduzindo os últimos certificados do setor, como o Meeting and Business Events Competency Standards (MBECS) e o Global CMP (Certified Meeting Professional).
Das 12h às 14h, haverá Sessão Geral com almoço e debate sobre Eventos que Influenciam e Lideram Sociedades. Os convidados são o publicitário Paulo Lima, da Trip Editora e idealizador do Premio Trip Transformadores, e Rene Silva, ativista social carioca, criador do jornal ‘A Voz da Comunidade’.
Na sequência, a sala A retoma as apresentações com o estudo de caso da Red Bull, com Pedro Navio (head América Latina), marca que se destaca por seus eventos. Thomas Halk, diretor da Mint – empresa de mobile – irá falar sobre Soluções em Mobilidade para Eventos, enquanto na sala C será apresentada a 5ª edição da pesquisa MPI sobre o mercado de eventos corporativos.
Também haverá apresentação dos temas Redes Sociais Amplificam Eventos, Gestão de Compras e Impacto Econômico dos Eventos. A programação completa pode ser vista no www.mpilamec.com.br