Fortaleza recebe Conferência Internacional em Turismo

[Por Portal Eventos, 22/11/2011]
Com o tema “O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional”, a Conferência Internacional em Turismo acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, na segunda (28) e na terça (29). O evento contará com a presença de importantes personalidades internacionais: entre elas, o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai. O encontro também envolverá a participação de gestores públicos dos níveis federal, estadual e municipal do Brasil e da América Latina e Caribe; líderes empresariais; sociedade civil, e organismos internacionais.
A Conferência Internacional em Turismo tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância do setor turístico nos processos de desenvolvimento econômico e social, analisando os desafios atuais do desenvolvimento do turismo mundial com base na experiência e nas prioridades definidas pelas instituições internacionais, Governo Federal brasileiro, e governos estaduais e municipais envolvidos no encontro. Diferentes áreas temáticas serão abordadas no evento, relacionando os impactos econômicos do turismo com a inclusão social, a integração regional, os megaeventos esportivos, e o patrimônio natural e cultural.
O evento permitirá o compartilhamento de experiências exitosas de desenvolvimento sustentável do turismo na América Latina através do debate de boas práticas, especialmente àquelas direcionadas à redução da pobreza, à integração regional, e à preservação e valorização do patrimônio cultural e natural. Além disso, serão trocadas experiências sobre o papel do setor turístico em megaeventos esportivos. Depois de debatidas, as conclusões mais importantes alcançadas na conferência serão difundidas internacionalmente através da elaboração e publicação de uma monografia sobre o evento. A conferência também deverá reforçar a cooperação entre as instituições participantes no evento, promovendo reuniões bilaterais e multilaterais para fortalecer estratégias conjuntas de desenvolvimento no contexto do setor turístico nacional e internacional.
Programação
A abertura oficial da conferência ocorrerá a partir das 9h do dia 28 de novembro. Participarão da mesa de abertura o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai; o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno; o Ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira; o Governador do Ceará, Cid Gomes, além de outros governadores presentes no evento.
Das 11h15min até às 11h35min ocorrerá a palestra “O Turismo na América Latina e do mundo: Uma Análise Comparativa” com a participação do Diretor Executivo, Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT, Marcio Favilla. Das 11h35min às 11h55min haverá a palestra “Ações e visão do BID no campo do turismo na América Latina”. Após as falas, será mediado um debate sobre os temas com o Diretor Regional da OMT para as Américas Carlos Vogeler.
Já no período da tarde será iniciado o Bloco 1, cujo tema é “O impacto econômico do turismo”. Entre o período de 14h15min às 14h50min ocorrerá a palestra indutória “A importância do turismo para as economias locais: o caso da América Latina”, explanada pelo Diretor do Centro de Empreendedorismo, PME e Desenvolvimento Local – OCDE, Sergio Arzeni. Os benefícios do turismo na economia local será o tema da segunda palestra, cujos participantes serão o diretor de Turismo de Buenos Aires, Carlos Gutierrez, que falará sobre o impacto do turismo em outros setores econômicos do destino turístico: o caso de Buenos Aires; representantes do MTur, que falarão sobre a participação local na cadeia produtiva do turismo e o balanço do programa Promoção da Iniciativa Privada em Turismo no Brasil; o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, que falará sobre o financiamento ao turismo na região do Nordeste do Brasil e o impacto no desenvolvimento local; e a vice-ministra de Turismo do Peru, Claudia Cornejo Mohme, que falará sobre o aumento dos benefícios do turismo nas comunidades locais. A bloco terá como mediador o Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres do BID, Héctor Malarin.
O segundo bloco temático terá como tema o “Turismo como gerador de equidade social”, cujas falas serão do vice-presidente da Federação das Empresas de Turismo do Chile (FEDETUR), Eugenio Yunis. O “Impacto social do turismo” será o tema da palestra deste bloco, cujos debatedores serão a subdiretora geral e diretora regional para a América Latina e o Caribe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Elizabeth Tinoco; o ex-vice-ministro do Turismo da Bolívia, Ricardo Cox, e o diretor de Programas Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, Luiz Clovis Ribeiro Guido.
O segundo dia da Conferência será iniciado às 9h com o bloco temático 3 quem traz como tema “O Turismo como fator de integração regional e a mudança da imagem externa de um país”. Após este bloco, será iniciada outra apresentação cujo tema é o “Turismo e Esportes megaeventos”, que contará com as presenças do secretário-Adjunto do Turismo da África do Sul, Xasa Tipo Tokozile Ministro, que falará sobre o legado dos megaeventos esportivos para o setor do turismo e da população local e a experiência sul-africana.
O bloco terá, ainda, o painel “Desafios e oportunidades do turismo em megaeventos esportivos” com a participação da ex-Assessora especial do Ministro do Esporte para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (Brasil), Jeanine Pires; do gerente geral da Associação de Empresas de Turismo grego (SETE), George Drakopoulos, e do comissário do Conselho da Cidade de Barcelona para o Plano Econômico e Social Estratégico – Jogos Olímpicos 1992, Manuel de Forn. O painel terá como moderador o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez.
No período da tarde, a partir das 14h, será iniciado o bloco temático “Turismo e patrimônio cultural e natural”, quinto e último tema da Conferência. “Valorizar e promover o turismo do património cultural: El Mundo Maya”, ministrada pelo Departamento de Turismo do México, e o “Turismo e patrimônio natural: a estratégia de Costa Rica”, explanada pelo ministro da Presidência da Costa Rica, Carlos Ricardo Benavides. Após o coffee break será a vez do tema “Gestão turística do patrimônio”, com as falas respectivas do representante da UNESCO no Brasil, Vin cent Defourny, e do secretário executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Márcio Favilla. O bloco será moderado pelo Especialista em Recursos Naturais do BID no Brasil, Joseph Milewski.
O evento se encerra às 17h com os dircursos do Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia Pinheiro; do Chefe da Divisão de Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão do Risco de Desastres do BID,Hector Malarin; do Presidente do BNB, Jurandir Santiago Vieira; do Secretário Executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da OMC, Marcio Favilla. Após as falas, será lida pelo diretor regional ad OMT para as Américas, Carlos Vogeler, a Carta de Intenções sobre os Princípios Turísticos de Fortaleza. Moderado pelo secretário Bismarck Maia e com discurso do representante do Ministério do Turismo do Brasil, o evento será oficialmente encerrado com o discurso do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *