Conotel debate Copa de 2014 e Olimpíada de 2016

[Por Sebrae, 07/11/2011]
Oportunidades e desafios que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016, trarão para a hotelaria brasileira. Essas questões irão pautar os painéis de discussão do 53º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2011), com o tema central Hora H: O Momento da Hotelaria Brasileira. O evento acontece de 8 a 10 de novembro, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Micro e pequenos meios de hospedagem terão espaço de destaque.
Durante os três dias do congresso haverá palestras, coordenadas por especialistas do setor, com foco no cenário econômico, turismo receptivo, qualificação profissional e empresarial, comercialização, marketing e modelos de financiamento. Além das sessões plenárias, estão previstas atividades paralelas como ciclo de workshops, cursos, rodada de negócios e visitas técnicas.
“Nós também estamos envolvidos em um jogo e o mundo todo nos observa. Não podemos errar. É preciso estudar cada lance, cada tacada, para não perdermos ponto”, analisa o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi. Segundo ele, os pequenos meios de hospedagem, que contam com até 50 unidades habitacionais, representam cerca de 70% da oferta por esse serviço no Brasil. “Estamos diante da oportunidade de consolidar o país como destino turístico, aumentando sua competitividade no cenário global”, afirma Enrico.
Diante da representatividade dos pequenos empreendimentos hoteleiros, o Conotel 2011 terá uma programação voltada para esse público. Os debates vão ocorrer no âmbito das ações previstas no projeto ‘Pequenos e Notáveis’, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a ABIH. O trabalho começou em 2010 e prossegue até 2012. “O objetivo é tornar os pequenos meios de hospedagem mais competitivos e sustentáveis para atuarem no mercado”, informa a coordenadora nacional do Projeto no Sebrae, Lara Chicuta Franco.
A instituição irá coordenar duas mesas de debates sobre tendências. Um dos temas é o Mercado e Sustentabilidade para Pequenos Meios de Hospedagem, mediado pelo coordenador do programa Sebrae 2014, Dival Schmidt, com a participação de José Augusto Pinto de Abreu, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e do redator-chefe do Guia Quatro Rodas, José Eduardo Camargo. A publicação criou um selo verde para destacar quais são os hotéis com práticas sustentáveis.
A outra palestra abordará a experiência piloto da Central de Negócios de Hotéis e Pousadas do Vale Europeu, em Blumenau (SC). A central conta com a metodologia do Sebrae e com participação de 15 empresários. O grupo já criou logomarca e deu início a compras conjuntas de laticínios e produtos de higiene e limpeza. “As centrais exigem baixo investimento e trazem grandes resultados”, destaca o gestor do programa Central de Negócios do Sebrae em Santa Catarina, Jefferson Reis. O estado é referência no assunto, com mais de 60 centrais, envolvendo 1,2 mil empresas, que juntas chegam a um faturamento anual de R$ 1,4 bilhão.
Serviço
53º Congresso Nacional de Hotéis – De 08 a 10 de novembro
Local: Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo
http://www.conotel.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

1 thought on “Conotel debate Copa de 2014 e Olimpíada de 2016”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *