Riocentro, destino da maior feira de turismo das américas Abav 2011

[Por Falando de Feiras, 20/10/2011]
RiocentroPelo 9° ano consecutivo, o Riocentro abre as portas do Brasil para o 39º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011. Com a presença do ministro do Turismo, Gastão Viana, da ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o evento foi aberto na manhã desta quarta-feira. A cerimônia de abertura contou também com a participação de Xuxa Meneghel, presidente da Fundação Xuxa Meneghel, que assinou o Pacto de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
Para Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, empresa que faz a gestão do Riocentro, receber mais uma vez a maior feira de turismo das Américas – este ano ocupando quatro dos cinco pavilhões – mostra que o Riocentro, assim como o Rio de Janeiro, está preparado para sediar os grandes eventos que estão por vir.
“Desde que iniciou a gestão do Riocentro, em 2006, a GL events Brasil já investiu R$85 milhões no espaço. Para receber os megaeventos internacionais que estão chegando, faremos mais alguns investimentos, como a construção de um hotel com cerca de 300 apartamentos e um sexto pavilhão. Acredito que o Brasil tem tudo para se manter como um dos principais destinos turísticos do mundo”, afirma Arthur.
Para representar o Brasil bem sucedido, o cenário do palco de abertura teve como imagens centrais desenhos de Cândido Portinari, que formaram os painéis Guerra e Paz. O filho do pintor, João Cândido Portinari, representou o pai em uma das homenagens a brasileiros bem sucedidos e de atitude. O Hino Nacional, interpretado em ritmo de samba, foi acompanhado por um corpo de baile coreografado por Carlinhos de Jesus, outro brasileiro bem sucedido homenageado.
Em seu discurso, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV -, Carlos Alberto Amorim Ferreira, citou o Brasil no foco do mundo e chamou atenção para o combate à exploração sexual infantil no turismo. Neste momento, Carlos Alberto, Xuxa Meneghel e a ministra Maria do Rosário assinaram o Pacto de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
Com a plateia repleta de autoridades nacionais e internacionais, o prefeito Eduardo Paes deu boas-vindas a todos, citou o momento favorável que o Brasil está vivendo e a oportunidade de crescimento que o país terá sediando grandes eventos nos próximos anos, como a Rio+20 em 2012 – que também acontecerá no Riocentro – e as Olimpíadas de 2016. Paes ressaltou que o país não pode perder a oportunidade de executar obras sustentáveis que deixem um legado positivo para a população.
Finalizando a cerimônia, o ministro Gastão Viana afirmou estar satisfeito e entusiasmado para colocar esta “jovem democracia” sob os olhos do mundo e provar que o Brasil é capaz de receber grandes eventos e milhões de turistas. Concordando com o prefeito, Viana disse ter “certeza de que não vamos perder este momento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *