Municípios baianos realizam inventário de atrativos turísticos

[Por Hôtelier News, 07/10/2011]
As secretarias de Turismo de Itacaré e Ilhéus, na Costa do Cacau, Bahia, estão mapeando seus atrativos, equipamentos e oferta de serviços turísticos. A metodologia do inventário, com a concepção e execução baseadas em conceitos de inovação, foi validada pelo MTur (Ministério do Turismo) como projeto-piloto e servirá de modelo para outros municípios brasileiros.
“Ao habilitar os inventários, o Ministério reconhece a importância das atividades realizadas em Ilhéus e Itacaré. Essas experiências serão significativas para outros destinos no Brasil”, avalia a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, além da questão da sustentabilidade, a inserção de elementos inovadores na metodologia do MTur enriquece o inventário e facilita as tomadas de decisão na implementação de políticas públicas.
O coordenador do projeto e membro do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), Marco Aurélio Ávila, explica que foram inseridas inovações em todas as etapas do projeto. Os objetivos são, segundo ele, maximizar resultados, reduzir custos e minimizar impactos socioambientais gerados pelas atividades previstas na inventariação turística.
Entre as inovações, o coordenador destaca a parceria entre entidades públicas e privadas para financiamento do projeto, utilização integrada de recursos tecnológicos para a inserção de novos processos metodológicos de participação e sensibilização da comunidade. Os inventários de Itacaré e Ilhéus estão sendo realizados pelas secretarias municipais de Turismo dos dois municípios em parceria com a Uesc e a empresa Bahia Mineração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *