Turismo sul-americano cresce três vezes mais
[Por Aquarela2020, 08/09/2011]
Dados da Organização Mundial do Turismo referentes ao 1º semestre mostram que a América do Sul liderou o crescimento do turismo em 2011
O turismo mundial voltou a bater recorde no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), com crescimento de 4,4%. O melhor desempenho foi da América do Sul, com crescimento de 15%, três vezes superior à média mundial. No mesmo período, o Brasil registrou um crescimento de 11,7%.
“Os dados apresentados reforçam a importância do turismo para a recuperação da economia mundial e ferramenta necessária para o desenvolvimento social”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “O crescimento expressivo na América do Sul também mostra o acerto de nossa estratégia de reforçar a divulgação do Brasil em nossos vizinhos, apostando em aumentar o volume de turistas mais próximos ao país.”
Entre janeiro e junho deste ano, o número total de chegadas internacionais chegou a 440 milhões, 19 milhões a mais que no mesmo período de 2010. O aumento de turistas de viagens internacionais se ajusta em grande medida à previsão inicial divulgada pela OMT no início de 2011 e que apontava avanço entre 4% e 5% para o ano, ou seja, taxa ligeiramente superior a de 4%, considerada média de longo prazo.