Iniciado processo de criação da ABEOC no Amazonas

Em encontro realizado na última quinta-feira (22), no Hotel Tropical, em Manaus, representantes de empresas organizadoras e prestadores de serviços para eventos do Amazonas, Amazonas C&VB, ABRASEL, SEBRAE e SUFRAMA deram o primeiro passo para a criação da ABEOC no Estado. Foi consenso entre os participantes que o setor de evento do Amazonas precisa estar fortalecido e qualificado para atender as demandas dos eventos organizados no Estado. Para contribuir neste sentido, a ABEOC Nacional irá nomear uma comissão para iniciar o processo de criação da Associação de Empresas de Eventos no Amazonas.

Esta comissão de representação regional será formada por empresas associadas à ABEOC, que irão trabalhar para a aproximação das empresas do mercado, para que busquem afinar seus entendimentos sobre como a ABEOC Amazonas deverá atuar. Colaborando com este processo está o SEBRAE do Amazonas, que se comprometeu em realizar um encontro abordando o tema associativismo e a sua importância para o fortalecimento do setor de eventos.
Uma eleição para escolha da diretoria estadual será marcada para o primeiro trimestre de 2012. Até lá, a Comissão representará a ABEOC junto ao trade do Amazonas, afirmando a necessidade de governo e mercado ouvirem o setor de eventos.
“Como em outros estados, os organizadores e prestadores de serviços são desacreditados por promotores de eventos nacionais e internacionais, que preferem buscar os serviços em outros estados”, afirma Anita Pires. Para a presidente da ABEOC Nacional, “a presença da ABEOC no Estado vem pra colaborar com o crescimento e fortalecimento do mercado, através da representação institucional e do desenvolvimento do setor, como tem feito nos demais estados”.
Os presentes concordaram que para a criação de uma nova ABEOC no Estado (Amazonas já teve representação regional até o ano 2004), é preciso, inicialmente, realizar um trabalho de aproximação dos organizadores e prestadores de serviços. “É necessário que todos estejam cientes do papel de uma associação representativa, dos seus objetivos e da sua mecânica de atuação no mercado”, destaca Anita.
AMAZONASTUR e Copa de 2014
Após o encontro no Hotel Tropical, a presidente da ABEOC Nacional, Anita Pires participou de uma reunião sobre a Copa de 2014 realizada pela Amazonastur com o trade. Ao final, se apresentou e falou da presença da Associação no Estado e da indicação em breve de uma comissão de representação. A presidente da Amazonastur, Oreni Campêlo Braga da Silva, saudou a presença de Anita e afirmou a importância da organização do setor de eventos, especialmente neste momento em que todo o Estado está focado na capacitação e qualificação dos serviços de toda a cadeia do turismo em função de Manaus ser uma das cidades sedes dos jogos.
“O potencial do Amazonas para a área de eventos é enorme. O mundo todo está de olho na região, e o desafio da Abeoc, dos organizadores e dos prestadores de serviços é realizar eventos que aproveitem esse potencial de eventos na área ambiental, náutica, técnico-cientíifica entre outras”, conclui Anita Pires.

A ABEOC agradece ao apoio do Hotel Tropical (foto acima, esquerda), do Hotel Amazon EcoPark (foto acima,  direita) e da TAM para a realização do encontro em Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *