Em Socorro, Congresso Brasileiro de Turismo Acessível

[Por BRASILTURIS JORNAL, 28/09/2011]
De hoje até sexta (30), por iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio do Ministério do Turismo, a cidade estância de Socorro, na região da serra da Mantiqueira, no circuito paulista das águas, recebe o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível para a discussão de ações para subsidiar políticas públicas e fundamentais para assegurar os direitos das pessoas com deficiência.
A secretária nacional de Políticas do Turismo, Bel Mesquita, estará na abertura e destaca a importância do evento para o setor turístico, também em função da Copa e Olimpíadas. São eventos muito importantes e o Brasil deverá estar preparado para receber todos os turistas, sem distinção”, ressalta
Com o temário na prática do turismo acessível, o congresso tem como público-alvo os órgãos públicos, empresas do setor hoteleiro, aéreo, rodoviário, ferroviário, guias turísticos, agentes de viagens, associações e entidades do setor de turismo. O Congresso acontece na Prefeitura de Socorro, no centro de eventos João Orlandi Pagliusi.
Na mesa de debates Políticas Públicas de Inclusão, o coordenador de Segmentação do MTur Wilken Souto apresentará programas e projetos da MTur para o fortalecimento da inclusão social. São ações voltadas para democratizar o acesso dos brasileiros ao turismo e que propõem o turismo como um direito de todos, independentemente de condição social, política, religiosa ou de orientação sexual.
Socorro, considerada referência em acessibilidade e cidade-modelo neste atendimento, foi a cidade escolhida como sede. Socorro foi uma das campeãs do Prêmio Governo do Estado de São Paulo Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência, que aconteceu no ano passado.