Congresso do Festuris 2011 discute reordenação do mercado

[Por Mercado e Eventos, 08/09/2011]
O congresso do 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) terá como tema “Reordenação do Mercado – O Futuro da Economia Turística Mundial”. A informação foi anuncia da por Marta Rossi, diretora do Festuris e da Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos ao MERCADO&EVENTOS, após visita no dia 6 de setembro da coordenadoria de Comunicação do evento à sede do jornal em São Paulo. “Nos painéis vamos discutir assuntos como reposicionamento de marca, potencialização de imagem, novas tecnologias, qualificação, tendências e novas oportunidades de mercado, turismo de luxo e turismo saúde”, afirmou Marta.
Os seminários acontecerão no período da manhã, nos dias 18 e 19 de novembro. O Festuris 2011 será realizado entre os dias 17 e 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). A grande completa dos palestrantes será apresentada em breve. Entre os nomes confirmados estão: Luis Paulo Luppa, da Trend Operadora e Domingos Amorim, da Flytour.
O festival também receberá uma Rodada de Negócios de âmbito nacional. O encontro contará com a parceria do Sebrae. “Acabamos de formatar a rodada. Ela ocorrerá no próprio centro de exposição em uma área especial nos dias 18 e 19 e vamos abordar os segmentos de enoturismo, turismo de pesca e turismo religioso”. É a primeira vez que realizamos um evento desse porte. Já havíamos feito uma rodada, mas ela contemplava apenas o mercado gaúcho”, antecipou Marta Rossi.
Além disso, a feira promoverá um grande encontro direcionado ao setor de e-commerce. Toda a coordenação da Rodada está a cargo da executiva Luciana Tomé. Está programado ainda um seminário sobre turismo médico, cuja organização está a cargo do secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. “Teremos a participação de dois especialistas internacionais”, acrescentou a diretora.
O Festival do Turismo de Gramado também fechou uma parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) e irá oferecer aos agentes de viagens uma área de interação e informação. O profissional, segundo Marta Rossi, poderá tirar dúvidas com experts nas áreas jurídica, contábil, de tecnologia e de acessibilidade. “Os agentes terão à disposição oito balcões para atendimento. Cada profissional terá um tempo médio de 30 minutos”, declarou a executiva. A estimativa, de acordo com Marta, é crescer entre 6% e 10% em comercialização de estandes e aumentar entre 10% e 15% em participação do trade de turismo na feira. Até o momento estão confirmadas a presença de 2.600 marcas expositoras e mais de 20 companhias aéreas.