Presidente da ABEOC-SC coordena Grupo Gestor de Turismo de Negócios

Membros da Diretoria da ABEOC-SC participaram no último dia 30 de maio de reunião do Grupo Gestor de Turismo e Negócios, idealizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Santa Catarina . O grupo faz parte da segmentação estruturada pelo Estado, que contempla outras 13 categorias de turismo, como aventura, ecoturismo, bem-estar, cultural, ferroviário, esportes, GLBT, lazer e entretenimento, maior idade, náutico, negócios e eventos, rodoviário, rural, sol e praia.
O objetivo destes grupos é organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Durante a reunião, que foi presidida pela gerente de Políticas de Turismo da secretaria, Profª Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, foram decididas algumas diretrizes que nortearão as políticas e os programas, especificamente do Grupo Gestor de Turismo de Negócios, que foi definido na mesma ocasião.
O presidente da ABEOC-SC, Marco Aurélio Floriani foi eleito para estar à frente do grupo, que é formado por representantes do poder público, de entidades e do trade turístico. Também foram escolhidos como representantes da ABEOC-SC para fazerem parte deste Grupo Gestor, o Sr. Rodrigo Heron Moreira, Antônio Pirajará, Lucia Camargo e Sabrina Alves. Entre os assuntos que serão discutidos por este grupo estão a questão da infraestrutura, programas de capacitação profissional, elaboração de materiais de divulgação, elaboração de pesquisa para um diagnóstico e mapeamento do segmento e melhoria da articulação do Estado com a ICCA (I International Congress and Convention Association), entre outros.
Importante conquista para o segmento
Durante a reunião, a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria anunciou que a SOL estará coordenando e fiscalizando o cadastramento das empresas do segmento de Turismo de Negócios no CADASTUR – sistema on-line dos profissionais e empresas que atuam no setor do turismo.
A partir de agora as entidades que pleitearem verba por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte – SEITEC deverão, obrigatoriamente, assim como seus fornecedores, fazer parte deste cadastro, que foi criado pelo Ministério do Turismo e gerenciado em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades Federais. CADASTUR é um sistema de referencia nacional e internacional, premiado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Plano Catarina
A política de segmentação do turismo catarinense está alinhada com o Plano Catarina e foi formulada para contemplar os objetivos gerais da Lei 13.792 – Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina – PDIL, e a política do Macroprograma de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo MTur no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. “Santa Catarina é um dos Estados com a maior quantidade de segmentos turísticos, e precisa estar preparada para concorrer com qualquer destino do mundo”, afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
Diante deste contexto, a interface entre os segmentos, que possibilita aos turistas diferentes tipos de atividades em uma única viagem, é uma aposta da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Cronograma Oficial de reuniões do Grupo
28 de julho, em Florianópolis, de 18 a 20 de agosto em Lages , no Salão Catarinense de Turismo, dia 29 de setembro em Jaraguá do Sul, dia 27 de outubro em Blumenau e dia 24 de novembro na cidade de Tubarão.