ABEOC participa do BRITE 2011

Entre os dias 15 e 17 de abril, no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, a ABEOC esteve presente no BRITE 2011 – Brazil International Tourism Exchange. A Associação participou de rodadas de negócios e ocupou um stand do pavilhão “business to business” para receber os cerca de 500 convidados, entre executivos do mercado coorporativo e de congressos, operadores de turismo, jornalistas e empreendedores de 34 países. A presidente da ABEOC Nacional, Anita Pires, compareceu junto com a presidente da ABEOC-RJ, Rosana Bety, e as diretoras da ABEOC-RJ, Constança Carvalho, Ilda Brito e Márcia Lages.
Anita Pires, Ilda Brito, Rosana Bety e Constança Carvalho, Brite 2011 - Rio
Veja álbum de fotos do BRITE 2011 no Facebook da ABEOC Nacional
“Foi uma ótima oportunidade para a ABEOC participar dos debates do setor”, resume Anita. Muitos contatos foram feitos visando parcerias e a organização do Fórum Permanente de Entidades do Setor de Eventos, a ser realizado de 8 a 10 de julho, no Costão do Santinho, em Florianópolis, com o objetivo de articular as instituições do segmento de turismo de negócios para fortalecer a busca dos interesses comuns.
Durante a abertura do evento, realizada na sexta-feira (15/04), o presidente da EMBRATUR, Mário Moysés, ressaltou que com o real valorizado, é preciso mais qualidade no nosso turismo, melhorar a infraestrutura e os serviços. Em 2010, foram 5,1 milhões de turistas estrangeiros no Brasil, um aumento de 7,48% em relação ao ano anterior e o melhor resultado desde 2005. “O bonde está passando para o Brasil, não vai passar novamente. É preciso coragem e responsabilidade nessa hora”, conclui Moysés.
Ainda na tarde de sexta, Rosana Bety apresentou a palestra Os Prestadores de Serviços Turísticos e o Mercado de Trabalho. O evento teve também uma feira de turismo voltada para o mercado interno, um fórum de capacitação profissional e rodadas de negócios com investidores internacionais. A organização do evento estima o fechamento de negócios no valor de US$ 250 milhões e visitação de 50 mil pessoas durante os três dias de evento.
Considerado o mais completo evento de turismo receptivo da América Latina, o Brite atingiu o seu objetivo. Segundo os organizadores, a previsão para a próxima edição, em 2012, é consolidar o Brite como o principal encontro do calendário internacional, atraindo buyers importantes, principalmente de mercados que não vendem o destino Brasil, como a Ásia.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RJ e Escala Eventos, o Brite 2011 teve o intuito de promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no país a partir de 2012, dois anos antes da Copa do Mundo.
Bolsa de Negócios promove encontro entre operadores internacionais e nacionais
Na Bolsa de Negócios, os operadores internacionais puderam conferir o que o país tem a oferecer para o turismo. Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), os operadores se reuniram com 120 expositores nacionais e negociaram diretamente com representantes de hotéis, resorts, companhias aéreas, locadoras de veículos, cruzeiros marítimos, restaurantes, empresas de transporte, shopping centers, parques temáticos, joalherias, operadoras brasileiras, companhias de seguro de viagem, órgãos de turismo e fomento dos Municípios, Estados e da União.
No total, 940 rodadas foram agendadas entre operadores internacionais (buyers) e nacionais (suppliers). A expectativa é de que sejam gerados negócios na ordem de US$ 250 milhões para o próximo ano, não só na Bolsa de Negócios, mas em todas as demais áreas englobadas pelo Brite 2011.
Durante o Brite 2011, os operadores internacionais também tiveram a chance de participar de workshops e pré-tours. As áreas de maior interesse desse público foram Sol e Praia; Turismo de Incentivo; Turismo de Negócios; Turismo Cultural; Turismo de Aventura e Organização de Congressos. Entre os destinos que mais encantaram os operadores estavam Manaus, Foz do Iguaçu e Recife.
No sábado, os operadores internacionais assistiram à apresentação “Get Brazil”, com o palestrante Roberto Dutra, e conheceram mais detalhes dos destinos turísticos brasileiros. No domingo, o destaque foi a apresentação “Copa 2014”, com os palestrantes Marco Lomanto, da Embratur, e Roberta Guimarães, da subsecretaria de Eventos e Esportes, que abordaram temas como infraestrutura das cidades-sede e do interior do Estado do Rio.
Antes da abertura oficial do Brite 2011, foi realizado um encontro com prefeitos de cidades do Estado do Rio no hotel Windsor Guanabara. Na ocasião, foram debatidos temas como Destinos Indutores, Centro de Treinamento Pré-Copa e o Fifa Fan Fest (transmissão ao vivo dos jogos em locais públicos, com área de alimentação e realização de shows). Os prefeitos assistiram também à palestra do Instituto Marca Brasil e debateram iniciativas e recursos para o interior fluminense ao lado do vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, do vice-presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Luso Soares da Costa, e do presidente da Associação Estadual de Municípios (AEMERJ), Vicente Guedes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *