Promoção da Agenda Parlamentar do Turismo é prioridade do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade para 2015

[FBHA, 06/02/2015]
Criado para fortalecer o turismo em todo o Brasil, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) começa o ano com ações específicas em defesa do empresariado do setor.
Uma delas é a promoção da Agenda Parlamentar do Turismo, evento que pretende reunir as principais representações do trade turístico do Conselho com o Poder Legislativo.
“Vamos apresentar aos parlamentares as demandas do turismo e esperamos conseguir a atenção para projetos de lei que afetam a categoria”, explica Alexandre Sampaio, presidente do Conselho.
Outra prioridade do Cetur para este ano é conseguir que todas as Federações do Comércio estaduais (Fecomércios) tenham uma estrutura como as Câmaras ou os Conselhos Empresariais de Turismo. De acordo com Sampaio, esses órgãos permitem uma maior interação do próprio trade turístico local.
“É uma vantagem ter a estrutura de uma Fecomércio para abrigar a representação empresarial do turismo, o que viabiliza um trabalho mais eficiente em prol das demandas da categoria”, contextualiza.
Sampaio destaca, inclusive, que a Agenda Parlamentar do Turismo é uma iniciativa que pode ser reproduzida pelas Câmaras e Conselhos nos Estados para gerar um compromisso dos parlamentares estaduais com o turismo e aumentar a compreensão deles acerca dos pleitos e especificidades do setor.
Sobre o Cetur
O Cetur foi criado a partir da junção, em uma estrutura única, das três instâncias de turismo que havia na CNC: o Conselho de Turismo, a Câmara Empresarial de Turismo (CET) e a Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur).
O Cetur é um órgão consultivo e propositivo que dará mais agilidade e mobilidade às iniciativas do turismo na CNC, além de ampliar a atuação regional no segmento em todo o Brasil.
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade vai proporcionar uma atuação mais coesa e fortalece a presença da CNC em todos os Estados e nichos do setor – como encontros e feiras – em que se reúne o empresariado.
Sobre a CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical que representa 2,2 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, categorias que, juntas, respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 16 milhões de empregos diretos e formais.
A CNC trabalha de forma integrada com 34 federações patronais (27 estaduais e sete nacionais), que agrupam mais de 950 sindicatos. A Confederação administra também um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.
 

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