Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo – 2013

A 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apurou um crescimento de 23,2% no turismo de eventos, superando o aumento de 21,9% nas operações das agências de viagens.

Segundo a pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo em 10/06, o crescimento do turismo de eventos no Brasil deve-se especialmente aos efeitos da exposição do país na mídia internacional, em decorrência dos megaeventos esportivos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

De acordo com os executivos das empresas entrevistadas pelos pesquisadores, os promotores de feiras perceberam a tendência de aumento no número de visitantes e expositores e captaram novos clientes. Eles também afirmam terem sido beneficiados pela mudança de perfil das exposições, que agora recebem segmentos técnicos, como os de mecânica e de eletrônica.

A FGV informa que a 9ª edição da Pacet ouviu executivos de nove segmentos do setor de turismo que faturaram R$ 57,6 bilhões e geraram 115 mil empregos, em 2012. Os segmentos pesquisados são: agências de viagens, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadores de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário, turismo receptivo.

Veja a versão completa da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (9ª edição – 2013) aqui.

Resumo executivo da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (9ª edição – 2013)

[pdf issuu_pdf_id=”130611155950-f57b1a2f8c4b417488106b118d77def9″ layout=”2″ width=”600″ height=”480″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Download da Resumo executivo da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (9ª edição – 2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *